Cuiabá, 13 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,39
Cuiabá, 13 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,39
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 08:24 - A | A

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 08h:24 - A | A

Qual avaliação do STF sobre a chance Alcolumbre aceitar o impeachment contra Moraes?

Ministros não acreditam que pressão dos EUA terá efeito sobre presidente do Senado

Da Redação

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm acompanhado a crescente pressão dos Estados Unidos e dos bolsonaristas sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que abra um processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. Os magistrados avaliam que, apesar da elevação de tom da gestão Donald Trump, não há chances de Alcolumbre ceder e abrir qualquer processo de impedimento contra um magistrado da corte.

“O presidente do Senado assume postura correta ao enfatizar que não vai abrir um processo de impeachment. E isso não é um favor ao STF, mas uma medida que não cabe, porque Moraes e nenhum magistrado cometeu crime de responsabilidade ou qualquer outro delito” disse à coluna um integrante do Supremo.

Outro ministro destacou que “ninguém no tribunal espera uma mudança de postura de Alcolumbre, até porque não existe motivo para impeachment de nenhum ministro”. A coluna conversou com cinco magistrados e todos compartilharam avaliações nesse sentido.

Depois que disse a senadores bolsonaristas que não abrirá qualquer processo de impedimento contra magistrados, independentemente do número de assinaturas angariadas pela medida, Alcolumbre passou a receber diversos gestos não só de membros do Judiciário. O presidente do Senado foi procurado por governadores e outros políticos que elogiaram a postura firme e equilibrada que têm adotado diante das pressões.

Duas postagens feitas pela Embaixada dos EUA no Brasil com críticas a Moraes e ameaças ao que chamaram de “aliados” do ministro foram lidas pelos bolsonaristas como recados diretos a Alcolumbre, entre outras autoridades.

Como informou a coluna, a possibilidade de os EUA impor sanções ao presidente do Senado e ao decano do STF, Gilmar Mendes, será tratada na reunião de Eduardo Bolsonaro com membros da gestão Donald Trump, na quarta-feira (13).

Por Bela Mengale – publicação: O Globo

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT