Cuiabá, 09 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,46
Cuiabá, 09 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,46
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 05:45 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 05h:45 - A | A

Trump reforça ameaça de tarifas contra Brics e diz que bloco quer destruir o dólar

Presidente dos EUA afirmou que quer manter moeda valorizada e disse que cobraria mais 10% de sobretaxa

Da Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou nesta terça-feira (8/7) a ameaça de cobrar mais tarifas de importação de países que compõem os Brics. O grupo, afirmou Trump, tem a intenção de "destruir o dólar", o que justificaria a imposição de sobretaxas de 10% além das que já foram estabelecidas.

"O Brics foi criado para desvalorizar nosso dólar. Qualquer um que esteja no Brics receberá uma cobrança de 10 %", disse ao responder a jornalistas durante reunião do seu gabinete na Casa Branca.

"O dólar é rei. Vamos mantê-lo assim. Se as pessoas quiserem desafiá-lo, podem. Mas terão que pagar um alto preço. Não acho que nenhum deles vai pagar esse preço", afirmou o presidente. Segundo ele, a cobrança começaria "logo". O governo estipulou o dia 1º de agosto como data para novas tarifas entrarem em vigor.

Trump se refere à agenda de incentivo ao uso de modelos de pagamento alternativos ao dólar por países do Brics. Ainda no ano passado, Trump exigiu que os países do Brics se comprometessem a não criar uma nova moeda ou apoiar outra divisa que substitua o dólar, sob pena de sofrerem tarifas de 100%.

A ideia de moeda alternativa tem apoio da Rússia e da ex-presidente Dilma Rousseff, que é a atual presidente do banco, o NDB. Mas, como a Folha mostrou, há setores no governo brasileiro que se opõem a essa agenda, além de outros países do Brics, como a Índia e os Emirados Árabes Unidos.

Inicialmente o grupo era formado por Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul, mas foi ampliado recentemente para 11 países e representa quase metade da população mundial e cerca de 40% do PIB.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT