Em 6 de julho de 1975, no Queens, bairro de Nova Iorque, Estados Unidos, nascia Curtis James Jackson III, que pouco mais de 20 anos depois, chocaria o mundo com seu estilo irreverente, letras fortes e uma vontade de viver imensa, mas agora com o nome de 50 Cent.
Um dos maiores rappers da história do hip hop completa neste domingo (06/07) 50 anos. E para celebrar a data, separamos cinco curiosidades sobre sua vida e obra. Será que você sabe de todas?
Por que 50 Cent se chama 50 Cent?
Esta é uma das perguntas que mais fazem sobre o rapper. Para entender a origem, precisamos voltar um pouco na infância do cantor, que logo aos 8 anos, perdeu sua mãe, que traficava drogas. Morando com os avós agora, foi para o mesmo caminho da genitora bem novo e acabou sendo preso e condenado de três a nove anos, mas só cumpriu seis meses após ficar em um acampamento policial.
Foi quando saiu da cadeia que adotou o apelido que era de um ladrão conhecido nos bairros de NY, Kelvin Martin. A versão americana do tabloide inglês "The Mirror" relembrou a história no ano passado, já que muitos estavam finalmente descobrindo a origem de um dos nomes mais famosos do rap.
"Ele diz tudo o que eu quero que diga. Sou o mesmo tipo de pessoa que o 50 Cent era. Eu me sustento de qualquer jeito", disse ele em uma entrevista recuperada pelo tabloide.
50 Cent sobreviveu a 9 tiros
Uma das histórias mais famosas sobre o rapper e que algumas pessoas custam a acreditar é que ele realmente levou nove tiros, em um atentado contra sua vida em 24 de maio de 2000. Naquela época, estava começando a ganhar destaque no cenário do hip hop.
Ele disse anos depois, em entrevista a Oprah Winfrey, que tinha um carro esperando por ele na casa em que morava com sua avó. O artista não percebeu a movimentação e estava voltando para o veículo do seu amigo, quando os atiradores aceleraram e atiraram contra ele.
Ele relembrou que quebrou as duas pernas -- a direita foi quebrada em três partes. Também foi atingido nas mãos cinco vezes e no rosto, o que resultou em uma leve mudança em sua voz. O cantor confidenciou que teve medo de ser baleado de novo na época, já que os pistoleiros estavam soltos.
"Quando me recuperei, fiquei cansado de ter medo. E a única maneira de mascarar essas emoções foi sendo um pouco mais agressivo e insensível", disse ela a Oprah.
O rapper foi questionado pela apresentadora qual é a sensação de tomar um tiro. Ele disse que não sentiu nada devido à adrenalina. Depois, que "o choque passa", sente dor, e para ele, isso foi bom, já que significava que estava ficando bem.
Ele também disse que descobriu, pouco tempo depois, o que aconteceu com os dois homens que tentaram encurtar sua vida. O atirador morreu pouco tempo depois, já o mandante foi preso.
Apadrinhado por duas lendas do hip hop
Ao longo da vida, 50 arrumou outras brigas com outros artistas e personalidades, como Ja Rule e Sean Diddy Combs, mas um trunfo para o artista é que ele é apadrinhado por dois dos maiores e mais importantes nomes do hip hop, Eminem e Dr. Dre.
Após voltar a ativa, 50 estava tendo dificuldades para achar gravadoras que produzissem seus trabalhos. Foi então que em 2002, Eminem ouviu uma mixtape do rapper e o chamou para produzir suas músicas.
Curtis assinou um contrato com as gravadoras dos dois, lançou uma mixtape que fez parte da trilha sonora de "8 Mile", filme estrelado por Eminem de 2002. No ano seguinte, veio o tão sonhado primeiro álbum, "Get Rich or Die Trying". O resultado, um sucesso arrebatador, considerado por críticos e artistas como uma das maiores estreias de um artista em todos os tempos.
Com faixas como "Many Men (Wish Death)", "In da Club", "P.I.M.P", "Don't Push Me" e "Patiently Waiting", o álbum debutou em primeiro na Billboard 200, vendendo 872 mil cópias nos quatro primeiros dias e mais de 11,58 milhões no mundo inteiro. "In da Club", uma das músicas favoritas de Michael Jackson, aliás, quebrou o record da Billboard de música mais ouvida de todos os tempos em uma semana na rádio.
A dor como combustível para as letras
As letras fortes, contando situações da sua vida em alguns casos, conquistaram pessoas ao redor do mundo. Em "Many Men", por exemplo, 50 relembra o tiroteio quase o vitimou, além de todo o receio de ser traído e perder sua vida.
Tanto o clipe da canção de 2003, quanto o filme de 2005 que leva o mesmo nome do seu primeiro álbum (no Brasil, "Fique Rique ou Morra Tentando"), contam um pouco do que ele passou até chegar ao estrelato.
Memes
Após se consolidar no hip hop, 50 virou um grande empresário, produtor e ator. E das atuações, vieram alguns memes, como sua participação na série "Entourage: Fama e Amizade". Em um episódio da série, ele aparece por menos de 15 segundos dirigindo um carro conversível. Ao conversar com um dos protagonistas e arrancar com o carro, dá uma risada para a câmera, o eternizando como meme.
Além disso, 50 virou um grande consumidor de rede social, assim como Snoop Dogg. Lá, compartilha várias postagens por dia, dos mais diversos assuntos. Atualmente, está na fase de brincar com imagens feitas por inteligência artificial, divertindo os seguidores.