Após um primeiro tempo recheado com VAR, pênaltis e quatro gols, o Grêmio venceu o Inter de virada na noite deste domingo no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Brasileirão. Mas a emoção foi até o último momento do clássico 448, quando Alan Patrick poderia ter convertido o terceiro pênalti do jogo e garantido o empate em casa. Acertou a trave. Os gols do Tricolor, que voltou a triunfar em Grenais após dois anos e meio – ou oito jogos – foram marcados por Carlos Vinicius, André e Alysson.
Na tabela
O Grêmio vai aos 28 pontos e ganha duas posições, inclusive a do rival. Agora é o 12º colocado. O Inter estaciona nos 27 e cai para 13º.
Próximos jogos
O Grêmio volta a campo na quarta-feira, em jogo atrasado da 16ª rodada contra o Botafogo, às 19h30, na Arena. O Inter só joga no sábado, diante do Juventude. A partida está marcada para as 18h30 no Alfredo Jaconi.
Vitória de cartilha
O técnico Mano Menezes apostou em um esquema mais defensivo para apostar nos contra-ataques e tentar pegar o Inter desprevenido. Ficou duas vezes atrás no placar e conseguiu buscar os empates, em cabeçadas de Carlos Vinicius e André, tudo ainda no primeiro tempo. Mas foi no contragolpe exercitado pelo treinador que Alysson disparou desde antes do meio-campo até parar com o chute no fundo da rede de Rochet que definiu a vitória.
O lance da partida
Alan Patrick converteu as duas penalidades marcadas com ajuda do VAR para fazer 1 a 0 ao Inter e depois 2 a 1. Mas na chance que impediria a derrota, falhou. O terceiro pênalti da noite para o time colorado foi marcado aos 47 minutos do segundo tempo, dessa vez sem a necessidade de o árbitro Marcelo de Lima Henrique verificar no vídeo. Ele apontou a falta de André em Bernabei dentro da área imediatamente. O capitão e camisa 10 faria o "hat-trick", porém, acertou a trave esquerda de Tiago Volpi.
O fim do jejum e a lesão
O centroavante Carlos Vinicius, do Grêmio, saiu do Gre-Nal como um dos jogadores mais azarados. Foi ele quem marcou o primeiro gol, de cabeça, que lhe encerrou um jejum de um ano e meio sem balançar as redes. A estreia no clássico prometia. Mas, minutos depois, tentou alcançar um cruzamento da direita e pisou no gramado com a perna esquerda muito esticada. Na hora, sentiu problema na coxa e precisou dar lugar a André, que faria o segundo gol gremista.