Cuiabá, 27 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,34
Cuiabá, 27 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,34
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, 05:27 - A | A

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, 05h:27 - A | A

Mobilizações contra anistia e PEC da “Bandidagem” retomam protagonismo da esquerda nas ruas

Manifestações contra PEC da Blindagem reúne 42,3 mil pessoas em São Paulo e 41,8 no Rio de Janeiro, além de outras mobilizações realizadas nas capitais do país

Da Redação

A manifestação convocada na Avenida Paulista, em São Paulo, por movimentos de esquerda e artistas reuniu 42,3 mil pessoas neste domingo. Os dados são do levantamento do "Monitor do debate político", da USP, com medição foi realizada às 16h. Um pouco antes, às 15h30, o público concentrado em frente ao prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp) chegou a 40 mil.

A margem de erro é de 4.800 pessoas, para mais ou para menos. A movimentação começou a crescer após as 13h, quando sindicatos, partidos como PT, PCdoB e PSOL e movimentos sociais estenderam faixas, levantaram bandeiras e distribuíram materiais diversos, como adesivos de "sem anistia" e leques de papel contra a "PEC da Bandidagem".

Visualmente, o ato preencheu ao menos três quarteirões da avenida no meio da tarde. Entre os políticos, deputados e vereadores do PSOL foram os mais presentes, como a Luiza Erundina e Guilherme Boulos, além de vereadores e deputados estaduais.

Ao comparar os números de público do mesmo Monitor da USP, a presença é similar ao último ato realizado por bolsonaristas no local, no dia 7 de setembro, que levou 42,2 mil pessoas ao local. A manifestação em apoio ao ex-presidente coincidiu com o julgamento dele na ação penal que apura a tentativa de um golpe de Estado, na qual Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos.

O "Monitor do debate político", do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), é coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common.

RECADO PARA MOTTA

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que as mobilizações em todo o Brasil marcam a “retomada do protagonismo da esquerda nas ruas” e serve de recado para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), não ceder aos planos do PL.

“Essa mobilização tem um recado para o Hugo Motta, para que paute imediatamente a cassação de Eduardo Bolsonaro, traidor da pátria. Uma vergonha esse cara ser deputado. Para que paute o projeto de zerar imposto de renda e taxar super ricos no Brasil. Aos senadores, para que derrubem a PEC da blindagem. E de que a gente não vai aceitar nenhum tipo de anistia”, disse o parlamentar.

NO RIO DE JANEIRO MANIFESTAÇÃO LEVA 41,8 MIL EM COPACABANA

Julia Aguiar/Agência o Globo

Ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia, em Copacabana, 41,8 compareceram

Ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia, em Copacabana, 41,8 compareceram

No Rio de Janeiro o ato levou 41,8 mil pessoas para a praia de Copacabana. Os dados foram divulgados pelo "Monitor do debate político", da USP, e consideram o público reunido por volta das 16h na altura do Posto 5.

A margem de erro é de 12%, o que significa que o número pode variar entre 36,8 mil e 46,8 mil participantes no momento de pico. A contagem é feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.

Júlia Aguiar / Agência O Globo

Ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia, em Copacabana. Caetano Veloso

Ato contra PEC da Blindagem e PL da Anistia, em Copacabana. Caetano Veloso

No Rio, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Ivan Lins, Marina Sena, Os Garotin e Maria Gadú, entre outros, subiram ao trio elétrico a partir das 16 horas para mobilizar o público. As apresentações ocorreram até por volta de 18h.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT