Uma mulher de 47 anos, que não teve a identidade divulgada, foi presa nessa quinta-feira (17/07), por aplicar golpes contra idosos, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, a investigada se apresentava como advogada previdenciária e oferecia auxílio para reaver supostos valores perdidos ou "aumentar a aposentadoria junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Em um dos áudios interceptados, a própria investigada alertava uma das vítimas para “tomar cuidado com golpistas na cidade”.
As vítimas entregavam cópias de documentos pessoais e realizava videochamadas, acreditando estar em contato com legítimos representantes do INSS. A investigação revelou que a mulher utilizava esses meios para abrir contas bancárias em nome das vítimas, solicitando empréstimos e cartões de crédito, que eram enviados diretamente para casa da investigada.
A polícia chegou até a mulher, após três ocorrências semelhantes de vítimas que procuraram a delegacia para relatar o golpe.
Entre as vítimas, estão um idoso de 67 anos, que teve mais de R$ 15 mil gastos da conta, e outro de 57 anos, que teve empréstimos acima de R$ 50 mil contratados sem autorização.
Durante o cumprimento do mandado de busca, diversos materiais foram apreendidos:
mais de 20 cartões bancários, em nome de diversas pessoas;
documentos de identidade;
quatro máquinas de cartão, supostamente utilizadas para realizar transações fraudulentas;
uma encomenda proveniente de loja on line, contendo uma boneca destinada à neta da investigada, mas comprada com a conta de uma das vítimas;
um carro, que pode ter sido adquirido com os valores obtidos através dos golpes, segundo a polícia.
À polícia, a mulher alegou que o carro foi comprado com ganhos de jogos virtuais. A versão será investigada e confrontada com as provas colhidas.
A investigação continua em andamento para identificar outras possíveis vítimas e cúmplices.
A polícia alerta a população, tanto jovens quanto idosos, para que tenha cuidado ao fornecer informações pessoais. Em caso de dúvidas, o recomendado é procurar os canais oficiais da Previdência Social ou de qualquer outro órgão de qual o benefício está sendo ofertado. Em caso de golpe, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima.
Confira algumas dicas que podem previnir golpes:
Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagens a estranhos que se dizem funcionários de alguma loja ou banco.
Prefira contatar o gerente da sua conta, ou por um telefone de contato conhecido e seguro.
Na dúvida, não faça a transação pela internet ou aplicativo, e busque a agência bancária.
Não aceite ajuda de desconhecidos quando estiver usando o caixa eletrônico, essa pessoa pode trocar o seu cartão bancário.
Monitore suas contas bancárias e de cartão de crédito regularmente.
Use antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos; muitos malwares e vírus têm a função de roubar seus dados para utilização.
Evite usar links recebidos por mensagens ou SMS.
Prefira usar o site oficial de lojas e bancos – que tenha o cadeado ao lado – para se certificar que o endereço é seguro.
Caso receba algum telefonema de uma central alegando que foi constatada uma compra indevida em seu cartão, desligue e retorne a ligação para o seu gerente ou para o telefone da central que consta no cartão. Os golpistas usam telefones parecidos com os dos bancos e lojas, para dificultar a percepção da fraude.
Se perceber que caiu em um golpe, imediatamente ligue para a central do banco. Avise o gerente e faça um boletim de ocorrência.