O MDB de Santa Catarina reuniu cerca de seis mil pessoas em Balneário Camboriú neste sábado (25/10), em um grande encontro que marcou os 60 anos do partido. Na ocasião o presidente nacional, deputado federal Baleia Rossi confirmou que o MDB pode indicar o vice de Lula (PT), em 2026.
A afirmação foi durante entrevista coletiva que contou com a participação da cúpula do partido no estado e nomes que vão disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Segundo Baleia Rossi, o MDB tem perfis diferentes conforme a região do país — mais à direita e de centro-direita no Sul e Sudeste, e mais à esquerda no Norte e Nordeste. Ele destacou, porém, que a posição oficial sobre a eleição presidencial será definida em convenção nacional durante as prévias do partido.
Os nomes mais cotados para assumir o posto são de Simone Tebet, ministra do Planejamento e do governador do Pará, Helder Barbalho, embora possam concorrer ao Senado, em 2026. Um dos grandes incentivadores da aliança é o ministro dos Transportes, Renan Filho.


