Cuiabá, 08 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
Cuiabá, 08 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 09:34 - A | A

Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 09h:34 - A | A

Bancada do PDT na Câmara decide deixar base aliada ao Planalto após saída de Lupi e diz que será 'independente'

Decisão foi tomada quatro dias após o presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi, pedir demissão do Ministério da Previdência

Da Redação

A bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (6/5) abandonar o alinhamento automático com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão foi tomada quatro dias após o presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi, pedir demissão do Ministério da Previdência, em meio a um escândalo de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Membros da sigla afirmaram que o partido não passará a integrar a oposição, nem fará parte automaticamente da base aliada ao Planalto. Os deputados afirmam que terão uma posição "independente".

A bancada do PDT na Câmara não recebeu bem o processo de saída de Carlos Lupi da Esplanada dos Ministérios. Dentro da sigla, a demissão de Lupi foi recebida como o ápice de um processo de fritura público e um "desrespeito" ao partido.

Segundo o líder da legenda na Casa, deputado Mário Heringer (MG), a decisão foi "unânime pela independência".

Um deputado pedetista afirmou que a avaliação interna é de que o Palácio do Planalto desrespeitou Lupi e que a escolha de Wolney Queiroz para comandar o Ministério da Previdência não representa a bancada do partido na Câmara.

“Não temos condições de ser oposição, não vamos nos agrupar ao PL. Mas temos pautas identitárias que casam com o governo. Deixamos a base e ficamos independentw”, explicou o deputado.

Atualmente, o PDT tem 17 deputados. O partido faz parte da base aliada do Planalto desde a posse de Lula, em 2023.

Em 2022, o partido lançou candidatura própria à presidência. O mau desempenho levou à decisão de apoiar Lula no segundo turno.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT