Cuiabá, 08 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,43
Cuiabá, 08 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,43
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025, 08:42 - A | A

Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025, 08h:42 - A | A

Bandeira gigante dos EUA na avenida Paulista dá margem a dúvidas sobre patriotismo bolsonarista

Da Redação

Os últimos acontecimentos têm trazido ante os olhos da opinião pública atos que depõem contra o patriotismo defendido pelo bolsonarismo. Patriotismo significa amor à Pátria e respeito a sua história e símbolos nacionais, e num momento em que o Brasil é agredido pelo presidente americano Donald Trump com sanções econômicas e jurídicas contra autoridades brasileiras, o bolsonarismo se alinha as medidas contra os interesses maiores do país.

E não foi num momento qualquer, mas na data do 7 de setembro, extremamente simbólica uma vez que se trata do dia em que foi decretada a independência do Brasil, ao invés da bandeira nacional, uma bandeira gigante americana foi estendida no ato na Avenida Paulista.

Além da defesa de Trump e apoio ao tarifaço por ele imposto ao Brasil, a bandeira gigante dos EUA no ato realizado em 7 de setembro, demonstra que patriotismo pregado pelo bolsonarismo não passa de um slogan para enganar desavisados.  

Como diz o provérbio, “a verdade é uma questão de tempo”.

COM BANDEIRA GIGANTE, ESQUERDA TENTA RESGATAR SÍMBOLO NACIONAL EM ATO PELA SOBERANIA

Foto: Arquivo Pessoal

Bandeira nacional gigante aberta em ato do 7 de Setembro da esquerda na Praça da República

Bandeira nacional gigante aberta em ato do 7 de Setembro da esquerda na Praça da República

A bandeira do Brasil, assim como a camiseta da Seleção Brasileira de futebol, vêm sendo associadas a setores ligados à direita e simpatizantes do bolsonarismo, mas passam por um momento de resgate pela esquerda, que quer associar os símbolos à soberania nacional.

A defesa da soberania foi um dos principais temas da manifestação deste 7 de Setembro organizada pela Frente Povo Sem Medo, Apesar de se dizer surpreso com a bandeira gigante usada no evento, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destacou a importância de a esquerda recuperar os símbolos nacionais.

A ideia de levar o adorno foi dos movimentos sociais. Ana Paula Perles, da Frente Povo Sem Medo e da coordenação nacional do MTST, afirmou que o gesto era para mostrar que “não somos brasileiros de segunda classe”.  

“Nos últimos anos, as cores nacionais foram sequestradas por falsos patriotas. Agora, essa gente foi desmascarada. São traidores da pátria. A bandeira do Brasil voltou a ser do povo brasileiro, como símbolo da soberania e da defesa dos interesses nacionais”, disse deputado federal Guilherme Boulos (PT-SP).

 

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT