Ainda em 2020, Porto dos Gaúchos se destacou em 31º lugar enquanto município brasileiro mais rico em produção no agronegócio. Na época, um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento identificou os 100 municípios mais ricos do Brasil no setor, e Porto dos Gaúchos esteve entre eles.
Hoje, a localidade tem expandido essa capacidade, pois a cada ano aumenta o aporte de tecnologias de plantio e de manejo voltadas à produção.
Por outro lado, no final do ano passado, o município de Porto dos Gaúchos enfrentou um grande temporal, com ventos em torno de 80 km por hora. O vendaval trouxe prejuízos significativos, levando a administração municipal a decretar situação de emergência para atender às demandas da localidade diante do cenário provocado pelos danos.
O decreto de emergência municipal foi homologado pelo Governo do Estado em 12/2025, possibilitando que o município enfrentasse os desafios decorrentes da situação atípica.
Entretanto, desde 12/2025 até os dias atuais, as chuvas têm sido constantes e, com isso, muitas estradas, pontes e bueiros podem apresentar problemas.
Trabalho realizado pela Prefeitura de Porto dos Gaúchos busca garantir condições de trafegabilidade das estradas e o escoamento dos produtos agropecuários.
O secretário de Obras, Dirceu Fülber, afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas diante do grande volume de chuvas, as estradas, pontes e bueiros mantêm condições de tráfego. A situação reforça a necessidade de o município investir continuamente em melhorias na malha viária para assegurar o escoamento da produção do agronegócio, especialmente diante de fatores climáticos que se repetem quase todos os anos.
Publicação do jornal Folha do Vale, com colaboração de Maurilio Trindade Aun.





