Marcado para o final de abril de 2026, o 1º Festival de Pesca Esportiva Urbana será realizado no Rio Cuiabá, por meio de uma parceria inédita entre as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, com apoio do Governo do Estado.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Fernando Medeiros, afirmou que o festival representa uma nova fase de integração entre as duas cidades.
A união entre os municípios ocorre após o cancelamento do 1º FESPe VG, que seria realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, no distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande. Na época, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo ficou impedida de firmar convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) para receber recursos aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento de Turismo (Cedtur).
Segundo a Prefeitura, o impasse foi causado por pendências herdadas de convênios firmados em 2022, durante a gestão do ex-prefeito Kalil Baracat (MDB), sem detalhar quais seriam esses entraves.
Com a nova articulação, o evento de 2026 será chancelado pela parceria entre o prefeito Abílio Brunini (PL) e a prefeita Flávia Moretti (PL), para fortalecer o turismo e a economia da Baixada Cuiabana.
“Essa sinergia entre o prefeito Abílio e a prefeita Flávia será um marco para o turismo regional. O festival vai fortalecer a economia, gerar emprego e renda e incentivar o lazer sustentável”, ressaltou Medeiros.
Apesar do avanço na organização do festival, a Praia de Bonsucesso, tradicional ponto turístico várzea-grandense, segue imprópria para banho.
Mesmo com as restrições, o secretário garante que a pesca esportiva permanece ativa. “Ser impróprio para banho não significa que não haja vida no rio. O Rio Cuiabá está rico em peixes — todos os dias há pescadores tirando dourados, pacus e pintados. A pesca esportiva urbana é uma realidade crescente”, concluiu.


