Se você é pai ou mãe ou tem uma condição crônica de saúde que exige idas rápidas ou frequentes ao banheiro, provavelmente já mapeou os banheiros públicos mais ou menos decentes da sua região. Mas às vezes você não tem escolha e precisa usar um vaso sanitário que parece não ser limpo há semanas. Você se atreve a encarar e sentar no assento?
E se ele parecer relativamente limpo: você ainda se preocupa que sentar no assento possa te deixar doente?
Os assentos sanitários são a parte mais suja?
Não. Um estudo recente mostrou que os assentos de banheiros públicos costumam ter menos micróbios do que outros locais em banheiros públicos, como maçanetas, torneiras e alavancas de descarga. Essas partes são tocadas com frequência e, muitas vezes, com as mãos sujas.
Banheiros públicos em locais movimentados são usados centenas ou até milhares de vezes por semanas. Alguns são limpos com frequência, mas outros (como os de parques ou pontos de ônibus) podem ser limpos apenas uma vez por dia ou muito menos, então os germes podem se acumular rapidamente. Os sinais de alerta de que um banheiro não foi limpo são o cheiro de urina, pisos sujos e o que é óbvio aos seus olhos.
No entanto, o maior problema não é apenas ficar sentado: é o que acontece quando se dá descarga. Quando você dá descarga sem tampa, uma "pluma de vaso sanitário" lança pequenas gotículas no ar. Essas gotículas podem conter bactérias e vírus do vaso sanitário e viajar até 2 metros.
Secadores de mãos que sopram ar também podem espalhar germes se as pessoas não lavarem as mãos corretamente. Além de secar as mãos, você pode estar espalhando germes para si mesmo, para outras pessoas e para o banheiro.
Como você pode pegar germes em banheiros públicos?
· Contato com a pele: sentar em um assento sujo ou tocar nas maçanetas espalha bactérias. Uma pele saudável é uma boa barreira, mas cortes ou arranhões podem permitir a entrada de germes
· Tocando seu rosto: depois de usar o banheiro, se você tocar nos olhos, na boca ou em alimentos antes de lavar as mãos, os germes podem entrar no seu corpo
· Respirando-os: em banheiros pequenos ou lotados, você pode inalar pequenas partículas de plumas de vasos sanitários ou secadores de mãos
· Respingos de água do vaso sanitário: os germes podem permanecer na água mesmo após várias descargas.
O que você pode fazer para se manter seguro?
· Use capas para assento sanitário ou coloque papel higiênico no assento antes de se sentar.
· Se o vaso sanitário tiver tampa, limpe-a antes de usar com um lenço umedecido com álcool e feche-a antes de dar descarga para limitar a exposição à fumaça do vaso sanitário. (Mas observe que isso não impede totalmente a propagação.)
· Lave bem as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão.
· Leve álcool em gel ou lenços antibacterianos para limpar as mãos depois, se não houver sabão.
· Evite secadores de mãos, se possível, pois eles podem espalhar germes. Em vez disso, use toalhas de papel.
· Higienize seu telefone regularmente e não o use no banheiro. Os telefones costumam acumular e transportar bactérias, especialmente se você os usa no banheiro.
· Limpe as áreas de troca de fraldas antes e depois do uso e sempre lave ou higienize as mãos.