A Uber, em parceria com a chinesa WeRide, lançou um serviço comercial de robotaxi totalmente sem motorista em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na última quarta-feira (26/11). Agora, a plataforma da Uber passa a oferecer carros autônomos de nível 4 (que circulam sem condutor humano).
O lançamento faz de Abu Dhabi a primeira cidade do Oriente Médio – e a primeira fora dos Estados Unidos, diga-se – a ter corridas da Uber totalmente sem motorista.
O projeto recebeu o primeiro licenciamento urbano para robotáxis totalmente autônomos fora dos EUA, com aval do Centro de Transporte Integrado (ITC).
O serviço é considerado um marco na estratégia de mobilidade inteligente do país.
Também é uma das etapas para a adoção em larga escala de carros autônomos nos Emirados.
PASSAGEIROS PODEM SOLICITAR ROBOTÁXI VIA UBER
O novo serviço autônomo começou a operar na Yas Island, um dos destinos turísticos mais movimentados de Abu Dhabi. Na Yas Island, destino turístico de Abu Dhabi, dá para pedir um robotáxi da Weride totalmente sem motorista nas categorias UberX ou Uber Comfort.
Também dá para escolher a nova categoria Autonomous, primeira opção dedicada a corridas autônomas da Uber em qualquer país. A operação reúne WeRide, a operadora de frota local Tawasul Transport e a plataforma da Uber.
Os veículos são Nível 4, o que significa que circulam sem motorista ou especialista a bordo, dentro de áreas e condições pré-definidas.
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA A frota utiliza o modelo WeRide Robotaxi GXR, equipado com mais de 20 sensores e câmeras.
O veículo pode carregar até cinco passageiros.
O suporte é oferecido pelo aplicativo e por um tablet dentro do carro, enquanto a Uber cuida da limpeza, manutenção, inspeções e carregamento, em colaboração com a Tawasul.
A WeRide continua responsável por testes de veículos e calibração de sensores.
Em termos práticos, o funcionamento lembra uma linha de metrô sem maquinista: o carro segue rotas mapeadas e aprovadas, operando de forma totalmente independente naquele perímetro específico.
O avanço do serviço só foi possível após o ITC conceder às empresas a primeira licença operacional comercial para robotáxis totalmente sem motorista em Abu Dhabi, e sinaliza para uma internacionalização da experiência para outros países do mundo, incluindo o Brasil.


