Deputados da oposição devem se encontrar na próxima segunda-feira (7/7) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em uma tentativa de retomar a articulação em torno do projeto de anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, informou a CNN nesta sexta-feira (4). A crise relacionada ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também deve ser abordada na reunião.
Conforme relatado pela CNN Brasil, um dos objetivos do encontro é tratar com Motta de um projeto de lei alternativo para a anistia. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), confirmou a reunião à imprensa, mas disse não ter conhecimento da pauta específica: “Não sei se é sobre anistia”, declarou.
Sóstenes tem defendido que uma proposta alternativa para a anistia possa ser votada ainda antes do recesso parlamentar, previsto para 17 de julho.
A pressão sobre Hugo Motta cresceu depois que a oposição conseguiu reunir assinaturas suficientes para pautar a urgência do projeto no plenário e, ainda assim, a presidência da Casa não o colocou em votação.