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Variedades Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025, 22:12 - A | A

Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025, 22h:12 - A | A

União Europeia multa Google em €2,9 bilhões por favorecer seus próprios serviços de anúncios

Bloco europeu concluiu que o Google abusou de sua posição dominante para favorecer seus próprios serviços de anúncios na internet. Empresa disse que decisão é errada e prejudicará empresas

Da Redação

A União Europeia multou o Google em 2,9 bilhões de euros (cerca de R$ 18,7 bilhões) por concluir que a empresa violou regras de concorrência do bloco ao favorecer seus próprios serviços de publicidade online contra sites, anunciantes e outros serviços de publicidade.  

O alvo da medida é o serviço do Google que permite exibir em vários sites anúncios personalizados com base na atividade dos usuários na internet.  

A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, ordenou que o Google encerre suas "práticas de autopreferência" e tome medidas para impedir "conflitos de interesse" no segmento.

O Google classificou a decisão como "errada" e disse que vai recorrer.

"Ela impõe uma multa injustificada e exige mudanças que prejudicarão milhares de empresas europeias, dificultando que elas ganhem dinheiro", disse, em comunicado, a chefe global de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland.

A decisão é o resultado de uma investigação aberta em junho de 2021 pela Comissão Europeia. Esse processo apontou que o Google "abusou" de suas posições dominantes no ecossistema de tecnologia de anúncios, disse a comissão.

Em 2023, a Comissão já tinha ameaçado exigir a separação de parte das atividades do Google no campo da publicidade online, algo que, por enquanto, decidiu não fazer.  

O anúncio da multa contra a gigante americana foi adiado no início da semana, em um contexto de tensões entre a União Europeia e os Estados Unidos, como confirmou uma fonte da Comissão à AFP na quarta-feira (03/09). 

Em 26 de agosto, Donald Trump atacou energicamente os países ou organizações que regulam o setor tecnológico, ameaçando-os com tarifas e restrições à exportação.

Embora não tenha mencionado diretamente a UE, o bloco tem forte regulação para o setor digital, o que alimenta os debates na Europa sobre o risco de represálias em caso de sanções contra empresas americanas.  

Batalhas judiciais do Google

Na quarta-feira (03/09), o Google foi condenado nos Estados Unidos a pagar 425,7 milhões de dólares (cerca de 2,3 bilhões de reais) em perdas e danos a quase 100 milhões de usuários por violar sua privacidade, de acordo com a decisão de um júri de um tribunal federal de San Francisco.

Na quinta-feira (04/09), a empresa recebeu uma multa recorde na França de 325 milhões de euros (cerca de 2 bilhões de reais), imposta pela autoridade francesa de controle da privacidade (Cnil) por descumprimentos nos temas de privacidade e cookies.  

No entanto, na terça-feira (02/09), a companhia teve uma importante vitória judicial nos Estados Unidos ao escapar da ordem de vender o navegador Chrome, como defendia o governo americano.

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