O Flamengo venceu o Juventude por 2 a 0 neste domingo no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em jogo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Arrascaeta, no primeiro tempo, e Emerson Royal, no segundo, marcaram os gols do Rubro-Negro, ambos de cabeça. A equipe de Filipe Luís se recupera do tropeço diante do Grêmio na rodada anterior, volta a vencer e retoma a vantagem na liderança da competição, enquanto o time gaúcho segue na zona de rebaixamento.
Classificação
A vitória mantém o Flamengo com vantagem na ponta da tabela. O Rubro-Negro vai aos 50 pontos, quatro acima do agora vice-líder Palmeiras, que tem um jogo a menos – o Cruzeiro, que caiu para a terceira posição com 44, entra em campo na segunda-feira. Já o Juventude segue em 18º, com 21 pontos, na zona de rebaixamento.
Tabu quebrado e 100% no RS
O Flamengo quebrou duas marcas neste domingo. A primeira: voltou a vencer o Juventude fora de casa depois de 28 anos. A última vitória rubro-negra sobre o rival em Caxias do Sul havia sido em 1997. A equipe gaúcha era o time da Série A que o Rubro-Negro não ganhava há mais tempo como visitante – foram 13 jogos, com sete derrotas e seis empates no período.
A segunda marca: pela primeira vez na história, o Flamengo venceu todos os jogos disputados no Rio Grande do Sul em uma mesma temporada. Além do Juventude, em 2025 a equipe de Filipe Luís venceu o Grêmio por 2 a 0 na Arena, pelo Brasileirão; repetiu o placar contra o Inter no Beira-Rio, pela Libertadores; e no mesmo estádio fez 3 a 1 no Colorado pela Série A.
Primeiro tempo
O Flamengo teve mais posse de bola e controlou as ações durante o primeiro tempo, mas demorou a transformar sua superioridade técnica em vantagem no placar. Até os 30 minutos de jogo, o Rubro-Negro tinha apenas uma chance clara, em chute cruzado de Samuel Lino que passou rente à trave de Jandrei, aos 22.
O gol saiu justamente na primeira finalização certa da partida. Aos 30, após boa troca de passes, Saul cruzou na medida para Arrascaeta, dentro da área, cabecear para as redes. Mesmo atrás no placar, o Juventude não mudou sua postura. Seguiu fechadinho à espera de um contra-ataque, mas terminou a primeira etapa sem ameaçar o gol de Rossi.
Segundo tempo
O Juventude ensaiou uma pressão na volta do intervalo. Aos 8 minutos, após cobrança de escanteio de Nenê, a bola ficou viva dentro da área do Flamengo e Taliari acertou um lindo voleio quase dentro do gol. Rossi fez um milagre à queima-roupa, mas o lance depois foi anulado por impedimento do ataque dos donos da casa.
Mas o Flamengo suportou bem a pressão, ditou o ritmo, criou chances para ampliar e ampliou. Aos 34 minutos, Samuel Lino foi derrubado na entrada da área e Arrascaeta acertou o travessão de Jandrei na cobrança de falta. O segundo gol veio aos 41. Após boa troca de passes pela direita, Carrascal cruzou na segunda trave e Emerson Royal subiu mais que os defensores para fechar o placar, também de cabeça.
Próximos jogos
O Juventude volta a campo no próximo domingo (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Caxias do Sul visita o Mirassol, às 16h, no Maião. Já o Flamengo tem compromisso pelas quartas de final da Libertadores no meio de semana. Na quinta-feira (18), recebe o Estudiantes, às 21h30, no Maracanã. Pelo nacional, o Rubro-Negro terá o clássico contra o Vasco no próximo domingo, às 17h30, também no Maracanã.