O capixaba Yuri Falcão, de 23 anos, derrotou o cubano Erislandy Borges na categoria até 65 kg por 3 rounds a 0. O brasileiro enfrentou o atual campeão olímpico de Paris 2024 na semifinal do Mundial de Boxe e se garantiu na final do campeonato, com pelo menos uma medalha de prata garantida, em Liverpool, na Inglaterra. Com a vitória deste sábado, o Brasil garante a presença de quatro lutadores na decisão do evento com Rebeca Lima, Luiz "Bolinha" e Isaías Ribeiro para completar o time. As lutas pelo ouro ocorrerão neste domingo (14), com transmissão de Combate.
Sobrenome de peso no esporte, Yuri é sobrinho de Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O jovem igualou, inclusive, a marca do tio Esquiva, que conquistou o bronze no Mundial de Baku, em 2011. O brasileiro conquistou a vaga para a final do Mundial de Boxe em grande estilo. Ele derrotou o atual campeão olímpico com domínio total no ringue.
Ao todo, o Brasil chegou a Liverpool com 14 boxeadores, e o país já tem quatro medalhas confirmadas. Além de Rebeca, “Bolinha” e Isaías, Yuri Falcão também se garantiu na decisão do evento.
A luta
Tinham três rounds para decidir quem iria para a final do Mundial de Boxe, mas Yuri quase conquistou essa vaga logo nos primeiros segundos de luta. O brasileiro viu o seu oponente de guarda aberta e acertou um direto forte no queixo. O cubano caiu, mas levantou em seguida para seguir com a luta. O capixaba venceu p primeiro round.
O segundo foi mais disputado. Os dois acertaram bons socos, mas o brasileiro levou a melhor na decisão dos juízes. Yuri foi para o terceiro round com a vantagem de 2 a 0. Ele precisava apenas aguentar os 3 minutos seguintes para se garantir na final do Mundial. No fim das contas, Falcão dominou a luta contra o atual campeão olímpico e se garantiu na final do Mundial.