O Grêmio contou com tarde brilhante de Tiago Volpi para buscar o empate por 1 a 1 com o Flamengo, na tarde deste domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão. O Rubro-Negro saiu na frente com mais um gol de Arrascaeta, mas os gaúchos aproveitaram uma das poucas oportunidades que tiveram para conquistar o empate. Em toque de mão de Ayrton Lucas, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli assinalou o pênalti e o goleiro foi para a cobrança dando números finais ao confronto.
O Flamengo segue isolado na liderança do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos e um jogo a menos. O Cruzeiro, que já completou as 22 rodadas, é o segundo, com 44. O Palmeiras tem duas partidas a menos e está em terceiro, com 42. O Grêmio fica em 12º lugar, com 25 pontos, abrindo seis para a zona de rebaixamento. Os gaúchos ainda tem um jogo a cumprir.
E AGORA?
Os times agora têm uma pausa no calendário para a Data Fifa. O Flamengo entra em campo em 14 de setembro, domingo, às 16h (de Brasília), contra o Juventude, fora de casa. Já o Grêmio recebe o Mirassol no dia 13, sábado, às 16h (de Brasília).
Foi um primeiro tempo de apenas duas chances realmente claras no Maracanã. O Flamengo teve a posse de bola, mas insistiu no jogo pelo meio mesmo com poucos espaços e teve problemas para furar a retranca de Mano Menezes. Na parte final, o time melhorou ao investir mais nas chegadas pelo lado, criando as duas melhores oportunidades. Uma foi salva por Volpi e outra por Noriega em cima da linha. Do outro lado, o Grêmio errou muito. Com pouco espaço, o time gaúcho tentava jogar no contra-ataque, mas sem muito sucesso. Faltava uma peça de criação no meio-campo para dar mais qualidade à ligação. Rossi praticamente não trabalhou.
O Flamengo não traduziu a superioridade em gols, e o Grêmio soube ser eficiente para buscar o empate. Logo no início do segundo tempo, o Rubro-Negro aproveitou o primeiro momento desprotegido do adversário para abrir o placar com Arrascaeta. Faltou, porém, mais tranquilidade para concretizar o domínio no placar. As substituições de Mano Menezes não deram a dinâmica esperada para ter mais posse e buscar o ataque. O Grêmio pareceu cansado, e Carlos Vinícius ficou isolado a maior parte do tempo. O Tricolor aproveitou um lançamento pela direita, de Noriega, no qual Pavón tentou cruzar. A bola bateu na mão de Ayrton Lucas. Pênalti. Nome do jogo, Volpi apareceu novamente para marcar e fazer o 1 a 1.
Tiago Volpi foi o grande nome do jogo no Maracanã. O goleiro fez duas defesas espetaculares em chances claras do Flamengo para salvar o Grêmio. Ele poderia o melhor em campo mesmo com uma derrota. Na reta final, ainda chamou a responsabilidade no pênalti para garantir o empate. Ele bateu bem, deslocando Rossi.