O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (15/10), que representantes do governo brasileiro e dos Estados Unidos terão uma nova rodada de negociações nesta quinta-feira (16/10). A informação foi divulgada durante cerimônia do Dia dos Professores no Rio de Janeiro. A reportagem é da CNN Brasil.
Lula não detalhou quais autoridades estarão presentes nas discussões, mas destacou que o diálogo é parte de uma aproximação iniciada no mês passado, quando se encontrou com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Posteriormente, os dois líderes conversaram por telefone em 6 de outubro sobre tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.
Em tom descontraído, o chefe do Planalto comentou a relação com o presidente norte-americano: “Sabe, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a nossa relação, a relação humana, é química”, afirmou.
Na ONU, em 23 de setembro, Trump declarou que havia sentido uma “química excelente” em sua rápida conversa com Lula, ressaltando inclusive o gesto de abraço trocado entre ambos. Duas semanas depois, no telefonema de cerca de 30 minutos, o tom foi descrito como amigável, com sinais positivos para avançar em temas comerciais.
Ainda durante o evento no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), Lula aproveitou para criticar a atual legislatura: “O Congresso nunca teve qualidade baixo nível como agora”, disse.