Cuiabá, 13 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Cuiabá, 13 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 08:58 - A | A

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 08h:58 - A | A

Paula Calil critica tumultos e diz sofrer violência política de gênero na Câmara

Presidente defendeu punições mais severas aos vereadores que não respeitarem o regulamento

Da Redação

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), criticou o comportamento dos vereadores Chico 2000 (PL) e Coronel Dias (Cidadania) após a discussão acalorada que quase terminou em briga durante a sessão dessa terça-feira (07.10). A parlamentar classificou o episódio como “muito feio” e afirmou que o desrespeito entre os colegas tem se repetido.

“Foi uma situação muito desagradável. Somos adultos, líderes, formadores de opinião e representantes do povo. Tenho certeza de que não é isso que a população quer ver dentro da Câmara Municipal”, declarou.

Calil destacou que tem tentado manter a ordem nas sessões, mas lamentou a falta de colaboração de parte dos vereadores. “Conduzo com isonomia, com muita educação. Peço silêncio, respeito, mas os vereadores estão gerando tumulto e muitas vezes de forma desrespeitosa. Já fui desrespeitada várias vezes”, disse.

Questionada sobre a possibilidade de aplicar punições mais duras, a presidente informou que a Comissão de Ética da Casa será acionada. “Já conversei com o presidente da comissão e vamos reunir os demais colegas para ver o que pode ser feito. É necessário diálogo, mas também atitudes firmes”, afirmou.

A parlamentar também rebateu críticas de que faltaria pulso em sua condução. “Chamo atenção, aperto a campainha, peço por gentileza, mas eles não estão tendo senso de respeito com os colegas. Não é falta de comando, é falta de colaboração”, disse.

Calil defendeu que a atual legislatura é uma das mais produtivas da história da Câmara, mas reconheceu que episódios de desordem prejudicam a imagem da instituição. “Estamos batendo recordes em indicações, projetos e requerimentos. É uma legislatura atuante, mas esse tipo de conduta no plenário é muito negativo”, pontuou.

A presidente relatou ainda que revisou as imagens da sessão que gerou a confusão para confirmar se o vereador Coronel Dias havia pedido justificativa de voto. “Sou muito legalista. Pedi para o setor de gravação verificar o vídeo e o áudio. Realmente, não escutei o pedido. Quando afirmaram com convicção, pedi a checagem. Vamos reforçar o uso do aplicativo ‘Votei’ para evitar esse tipo de situação”, explicou.

Em tom de desabafo, Calil afirmou que tem sido alvo de violência política de gênero. “Está acontecendo de forma repetida. Eu me policio para ter equilíbrio emocional, porque quando uma mulher grita, dizem que é louca ou está de TPM; quando um homem grita, não há a mesma repercussão. Eles estão me desrespeitando na condução da Casa”, declarou.

A presidente defendeu que os vereadores passem a se portar com mais respeito e responsabilidade. “Não vou me assustar com gritos. Mas as coisas estão passando do limite e precisamos tomar atitudes”, concluiu.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT