Cuiabá, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,59
Cuiabá, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,59
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Esporte Sábado, 26 de Julho de 2025, 21:06 - A | A

Sábado, 26 de Julho de 2025, 21h:06 - A | A

Brasil vence Japão em jogo emocionante e avança à final da Liga das Nações Feminina de Vôlei

Seleção verde e amarela supera início ruim, triunfa em cinco sets e enfrentará a Itália neste domingo, em busca de título inédito

Da Redação

O sonho do título inédito continua vivo! Neste sábado (26/07), na cidade polonesa de Lódz, o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 2 e garantiu vaga na grande final da Liga das Nações Feminina de vôlei (VNL), contra a Itália. A classificação veio depois de um início ruim, que foi superado com uma melhora do jogo coletivo, especialmente na defesa. Gabi e Julia Bergmann comandaram o ataque, com 25 e 24 pontos, respectivamente. No fim, as parciais foram de 23/25, 25/21, 25/18, 19/25 e 15/8. Passada a semifinal, a disputa pela medalha de ouro será no domingo (27), a partir de 15h (de Brasília), com transmissão do sportv2.  

Como foi o jogo

Com Ishikawa no saque, o Japão causou transtornos à recepção e marcou os três primeiros pontos da partida. O Brasil buscava se encontrar, mas esbarrava em erros técnicos, e Zé Roberto parou o set quando o placar mostrava 8 a 5 para as adversárias. A pausa não surtiu efeito, e a vantagem japonesa cresceu (14 a 8). As brasileiras até reagiram depois de a defesa aparecer e estiveram à frente do marcador (20 a 19). A reação, contudo, não se transformou em vitória, e a equipe asiática fechou a parcial em 25 a 23.

Macris, que substituiu Roberta ainda no primeiro set, iniciou a segunda parcial com boa distribuição, e o Brasil aumentou a eficiência na virada de bola. Gabi assumiu a responsabilidade, inclusive na recepção, e a seleção comandou o placar desde o início. Com calma, volume de jogo e alguns erros japoneses, a vitória verde e amarela veio por 25 a 21.

O terceiro set começou com equilíbrio e longos ralis. O Brasil precisou contornar o aumento da marcação sobre Gabi e esteve à frente do placar pela maior parte do tempo. Administrou bem, inclusive, uma perigosa vantagem de dois pontos. Na reta final, defesas de Marcelle, o brilho do bloqueio e a tranquilidade no ataque foram determinantes para a vitória brasileira na parcial: 25 a 18.

Possivelmente relaxado, o Brasil voltou para o quarto set com o freio de mão puxado. Assim, deu chance para que a defesa do Japão voltasse a incomodar e ajudasse a equipe asiática a abrir vantagem no início da parcial. As brasileiras, então, precisaram correr atrás do prejuízo. Gabi e Julia Bergmann chamaram a responsabilidade, mas, quando teve a chance do empate (20 a 19), a seleção verde e amarela não aproveitou. As japonesas encaixaram uma sequência de pontos e fecharam em 25 a 19.

Para evitar que o filme se repetisse um ano depois (em 2024, o Japão venceu a semifinal da VNL por 3 sets a 2), o Brasil voltou concentrado para o tie-break, abrindo 5 a 1, com ajuda preciosa do bloqueio. A partir daí, foi só administrar a vantagem, algo que as comandadas de Zé Roberto Guimarães fizeram com maestria. Vitória brasileira por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/21, 25/18, 19/25 e 15/8.

Elas brilharam!

Em um duelo difícil, duas ponteiras comandaram o ataque do Brasil. Desde o início, quando a seleção ainda estava em apuros, Gabi chamou a responsabilidade na virada de bola. Com isso, foi a maior pontuadora do jogo, com um set inteiro para chamar de seu (25 pontos): "Estou feliz e orgulhosa pela resiliência do time, pela capacidade de, mesmo sem começar tão bem, voltar para a partida, ter confiança. A comissão técnica jogou junto o tempo inteiro, passando informação. Não foi a nossa melhor partida, mas buscamos a vitória".

Ao longo dos sets, Julia Bergmann também cresceu bastante. Derrubou 24 bolas, algumas delas em momentos decisivos. Foi a responsável, inclusive, pelo último ataque do tie-break, que decretou a vitória brasileira. De quebra, ainda se isolou como maior pontuadora da seleção na VNL, com 215 pontos até agora.

Em busca do ouro!

Classificado para a final da Liga das Nações Feminina, o Brasil terá uma missão dificílima no domingo. A partir de 11h (de Brasília), enfrentará a Itália, atual campeã da VNL e das Olimpíadas. A equipe europeia não perde há 28 jogos, sendo que a última derrota veio justamente em duelo com as brasileiras, por 3 sets a 2, em 2024. Hora de um novo revés italiano e título inédito para a nossa seleção? O sportv2 transmitirá a decisão!

Mais cedo, a partir de 11h (de Brasília), Polônia e Japão disputarão o bronze. Você também poderá curtir esse jogão ao vivo no sportv2!  

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT