Cuiabá, 03 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,47
Cuiabá, 03 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,47
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Esporte Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 19:54 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 19h:54 - A | A

Heloisa Carrera, destaque do basquete universitário nos EUA, celebra convocação para a Seleção Brasileira

Heloisa Carrera, de 19 anos, estuda e joga pela Universidade do Arizona

Da Redação

A brasileira Heloisa Carrera, de 19 anos, vive o sonho de estudar e jogar no 'berço mundial do basquete', os Estados Unidos.

Natural de Santos, no litoral de SP, a ala-pivô – que defende o Arizona State na Liga Universitária Norte-Americana – é uma das grandes promessas do basquete nacional.

Heloisa deixou o Brasil em 2021, para completar os estudos nos Estados Unidos. Desde o fim do Ensino Médio, a brasileira joga basquete pela Universidade do Arizona.

A relação da santista com o basquete começou quando ela tinha apenas seis anos, de maneira natural. A pequena Heloisa foi acompanhar a irmã em um treino de natação, mas acabou desviando o olhar para a quadra ao lado onde garotos jogavam o esporte que mudaria sua vida.

– Minha mãe ficou surpresa, porque ninguém tinha me mostrado o basquete antes. Foi algo que saiu naturalmente, como se eu já tivesse aquilo comigo – lembra Heloisa, que revela ter jogado o esporte pela primeira vez nesta oportunidade.

Daí pra frente, o basquete passou a fazer parte do dia a dia da brasileira, que ganhou notoriedade na Copa TV Tribuna de Basquete Escolar – competição que serviu como base e a atleta recorda com muito carinho.

– Foi na Copa TV Tribuna de Basquete que ganhei meu primeiro troféu de campeã na vida. Foi ali que eu percebi que queria aquilo [o basquete] pro resto da minha vida. Jogar a Copa ajudou na minha confiança como jogadora e abriu portas para que pessoas importantes conhecessem meu talento. Foi uma experiência única e especial que sempre vai estar no meu coração – afirma.

Experiência nos Estados Unidos

Após quase 10 anos de treinamentos e competições nacionais, a brasileira recebeu a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Uma escola do Tennessee ofereceu a chance para Heloisa jogar basquete por três meses. E a santista aproveitou muito bem a oportunidade.

Após o período, ela recebeu a chance de permanecer de maneira permanente e completar o Ensino Médio nos EUA. A jogadora seguiu sua jornada na IMG Academy - Instituição educacional e de treinamento esportivo na Flórida -, onde permaneceu até o fim dos estudos escolares.

– Eu joguei na IMG Academy por três anos, sendo que em dois deles fomos aos playoffs - incluindo uma final -, um marco histórico para a instituição de ensino – conta.

Após o Ensino Médio, a atleta ingressou à Ole Miss University, no Mississippi, onde permaneceu por um ano até se transferir para Universidade do Arizona, onde hoje joga basquete e estuda Business (Negócios).

– Inicialmente eu faria Biologia Marinha, mas talvez mais para frente eu faça. Escolhi Business por conta da minha vontade de ajudar a minha família financeiramente, pois business é um curso que vai me ajudar a olhar as coisas de maneira diferente e investir certo – explica.

Seleção Brasileira

O bom desempenho em competições universitárias chamaram a atenção da seleção brasileira de base, onde Heloisa passou a fazer parte em 2024. A atleta, inclusive, esteve no grupo que conquistou o quarto lugar na Americup - Copa América de Basquete Feminino - em 2024.

– Ser convocada para seleção brasileira foi uma surpresa, pois nunca tinha sonhado com isso. Foi um frio na barriga o momento que descobri, porque sabia que estaria competindo com as melhores do meu País. Um baita privilégio poder viajar o Mundo com a camisa verde e amarela e mostrar o orgulho que tenho do meu Brasil.

A última competição pela seleção brasileira foi a Copa do Mundo Sub-19, disputada no mês de julho, na República Tcheca. O Brasil, que caiu no grupo de França, Austrália e Mali, acabou eliminado ainda na primeira fase do torneio.

Base familiar

Heloisa valoriza a força e o apoio que recebe da família, que faz total diferença para seguir trilhando seu caminho no esporte e na vida.

– Minha família é tudo pra mim. Meu pai é meu herói, meu treinador que dá bronca quando é preciso e me ajuda a evoluir diariamente...é minha inspiração dentro de quadra. Minha mãe me ajuda em tudo, emocionalmente, espiritualmente e mentalmente para jogar bem sempre. Meus irmãos são os responsáveis por me fazerem sorrir nos meus momentos ruins. Além deles, outras três pessoas que se foram, mas todos os dias eu penso neles, são a minha força e quero dar orgulho, minha avó Cida e meu avô Plínio – revela Heloisa.

Longe do Brasil há quatro anos, a atleta lembra da cidade natal e ressalta a saudade do lar.

– Sinto muita saudade. Santos me deu tantas oportunidades [abriu as portas] e me ajudou ver o que existe no Mundo. Os treinos no Rebouças, as corridas e caminhadas por toda a cidade procurando quadra pra jogar. Essa cidade nunca vai ser esquecida, pois é o meu lugar favorito no mundo.

Por fim, a brasileira projetou os próximos passos e as expectativas para o futuro.

– Os próximos passos estão aqui na faculdade. Jogar no maior nível do basquete americano não é para qualquer e poder estar realizando isso é uma benção. Estarei jogando na D1 da NCAA na Conferência Big 12 pela Universidade de Arizona State, com um treinador novo e com grandes mentes, tendo um futuro gigante pela frente.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT