A americana Venus Williams, aos 45 anos, está nas quartas de final de duplas do US Open, último Grand Slam da temporada. Ao lado da canadense Leylah Fernandez, derrotou a russa Ekaterina Alexandrova e a chinesa Shuai Zhang por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Nesta terça-feira, Venis e Fernandez tentam uma vaga na semi contra a dupla líder do ranking mundial, a norte-americana Taylor Townsend e a tcheca Katerina Siniakova.
Venus jogou seu primeiro US Open entre as adultas em 1997, ou seja, há 28 anos, quando foi finalista do torneio de simples. Na época, tinha 17 anos. Em duplas, foi eliminada na primeira rodada na ocasião. De lá para cá, conquistou dois US Open de duplas e outros dois em simples.
Em julho, Venus jogou a chave de simples do WTA de Washington como convidada e venceu a número 35 do ranking, a compatriota Peyton Stearns por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/4. Foi eliminada na rodada seguinte pela polonesa Magdalena Fresh, 24ª do ranking. Em duplas, também venceu um jogo e caiu nas quartas.
Antes de Washington, a jogadora não entrava em quadra desde março de 2024, quando disputou o WTA 1000 de Miami e parou ainda na estreia diante de Diana Shnaider. A americana nunca anunciou oficialmente a aposentadoria e aceita convites para competir ocasionalmente. Diagnosticada em 2011 com a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que causa dor entre as articulações e um enorme desgaste físico, Venus também teve algumas lesões e se afastou do circuito.
Dona de 49 títulos em torneios de simples, Venus Williams alcançou o topo do ranking da WTA em fevereiro de 2002, se tornando a primeira mulher negra a ocupar o posto na Era Aberta do tênis e a segunda na história, após Althea Gibson em 1957.