Morreu, nesta quinta-feira (25/09), em São Paulo, Ubiraci Rodrigues Costa, o Biriba, primeiro grande nome do tênis de mesa do Brasil. O ex-atleta havia completado 80 anos de idade no último dia 26 de junho. A causa da morte não foi divulgada. O velório está marcado para o Cemitério da Quarta Parada, das 10h às 14h desta sexta (26).
A história de Biriba no tênis de mesa teve um capítulo extraordinário quando ele ainda tinha 15 anos de idade. Em 12 de abril de 1961, ele eliminou o chinês Rong Guotan - à época campeão do mundo - no Campeonato Mundial de Pequim, na fase 32 avos. Um feito incomensurável e que o colocou sob as luzes da modalidade.
O feito de Biriba em Pequim ecoou por diversos países, inclusive no Brasil, é claro. O adolescente estampou jornais e revistas e recebeu um telegrama de Jânio Quadros, presidente do país na ocasião. Dois anos antes, aos 13 de idade, Biriba foi capa da revista "A Gazeta Ilustrada" figurando entre Pelé e Maria Esther Bueno.
Embora promissora, a carreira de Biriba foi efêmera. Aos 21 anos, se aposentou do tênis de mesa por motivos como a falta de apoio e enveredou pelo caminho dos estudos, formando-se em Economia e Contabilidade. O tênis de mesa se transformou em hobby.