O boxe brasileiro começou com uma medalha de ouro o último dia do Mundial de Boxe de Liverpool, no qual protagoniza quatro finais neste domingo. Na categoria até 60 kg, Rebeca Lima derrotou a polonesa Aneta Rygielska por 3 a 2.
A polonesa havia sido responsável por uma das duas únicas derrotas sofridas pela brasileira nesta temporada. Na semifinal na Inglaterra, a boxeadora carioca de 24 anos já havia se vingado da casaque Viktoriya Grafeyeva, sua algoz na final da Copa do Mundo, no Casaquistão, em Astana. Contra as duas adversária, a brasileira superou a maior estatura das rivais com muita velocidade e variedade de golpes.
No primeiro round da decisão, as boxeadoras ficaram se estudando. Rygielska tentou usar sua maior envergadura, enquanto Rebeca procurava fintar para encurtar a distância e terminou o round com vantagem em decisão dividida entre os cinco jurados: 3 a 2.
A luta ficou mais franca no segundo round, com as boxeadoras trocando golpes com mais contundência. Nova decisão dividida em favor da brasileira: 4 a 1. Rebeca começou o terceiro e último round com vantagem e procurou administrar a luta. Ao soar o gongo, as duas boxeadoras gritaram comemorando a vitória, mas o título ficou com a brasileira.
MEDALHA DE PRATA PARA YURI FALCÃO
Yuri Falcão lutou pelo segundo ouro do Brasil no torneio, mas foi superado por Asadkhuja Muydinkhujaev por 4 a 1 na decisão dos juízes. Apesar do resultado, o atleta se destacou ao derrotar um campeão olímpico na semifinal e garantiu a medalha de prata.
OUTRAS DISPUTAS
Ainda hoje, Isaias Ribeiro Filho disputa o ouro da categoria 90 kg com Turabek Khabibullaev. Luiz Gabriel Oliveira, o "Bolinha", luta com Abdumalik Khalokov na categoria 60 kg. Todos os rivais dos brasileiros são do Usbequistão.
A comissão técnica brasileira, comandada pelo coordenador Mateus Alves e pelo treinador Paco Garcia, tinha a expectativa de conquistar uma medalha no masculino e uma no feminino no Mundial de Liverpool.