Cuiabá, 15 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,64
Cuiabá, 15 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,64
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 07:24 - A | A

Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 07h:24 - A | A

Araguaia continua sendo “Vale dos Esquecidos”; hospital regional apenas 42% obras

O deputado estadual, Dr. Eugênio, representante da região, esteve na obra da unidade de saúde para entender por que a construção está demorada e travada, só com 42% concluída

Da Redação

Há décadas a rica região do Araguaia, composto por 33 municípios povoados por um total de 330 mil habitantes, segundo o IBGE, vem sendo vítima do descaso das autoridades governamentais.

Rico em terras férteis e abundância de rios e cursos d’água cristalinas, a região foi habitada e urbanizada praticamente por esforço da população e lideranças políticas e sociais da região, que ao longo de décadas dedicam suas vidas ao desenvolvimento do Araguaia.

Em consequência do descaso dos governantes, as potencialidades do Araguaia ainda não são exploradas plenamente, de modo a otimizar o aproveitamento das riquezas regionais, e solução dos problemas de infraestrutura para atendimento social, como é o caso do setor de saúde.

HOSPITAL REGIONAL

O deputado estadual, Dr. Eugênio de Paiva (PSB), que muito tem lutado na defesa da região, realizou a fiscalização da construção do Hospital Regional Norte Araguaia, em Confresa, a 1.049 km de Cuiabá. Ele esteve na unidade no fim de semana (10), na região do Vale do Araguaia.

“Fizemos a visita à obra do futuro Hospital Regional Norte Araguaia, na cidade de Confresa, no nosso trabalho de fiscalização do mandato, para que possamos entender o porquê que esta obra está travada. Essa é a mais importante obra de saúde do Vale do Araguaia”, afirmou o deputado.

O parlamentar quer saber por que a empreiteira está demorando para concluir a obra. “Estamos insistindo nisso porque dos seis hospitais que estão sendo construídos (com recursos públicos no estado), somente dois hospitais estão com obras atrasadas. O nosso hospital aqui do Norte Araguaia está com 42% das obras concluídas, enquanto os hospitais regionais de outras regiões estão com mais de 90% das obras concluídas”, questionou Dr. Eugênio.

O hospital regional é um dos seis em construção pelo governo do estado, sendo dois em Cuiabá e uma unidade nos municípios de Alta Floresta, Juína e Tangará da Serra.

A nova unidade de saúde, quando inaugurada, atenderá a sete municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Xingu (Cisax): Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Santa Terezinha e Vila Rica. Os 7 municípios têm cerca de 91 mil habitantes, sendo mais de um terço, ou 37.541, em Confresa, e 19.827 residentes em Vila Rica, segundo estimativa de 2024 do IBGE. Além de outros 7 municípios do Norte Araguaia.

O Hospital Regional Norte Araguaia de Confresa será referência em média e alta complexidade de saúde e terá 151 leitos, sendo 11 leitos de enfermaria e 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

A unidade vai dispor ainda com 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia, segundo informações da SES.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIA ALMTL

Deputado estadual, Dr. Eugênio, representante do Araguaia na ALMT

Deputado estadual, Dr. Eugênio, representante do Araguaia na ALMT

NOVELA DA PAVIMENTAÇÃO BR 158

A pavimentação asfáltica da BR 158, antiga reivindicação da gente do Araguaia, segue a passos de tartaruga, em meio a desconfiança da população nas promessas da conclusão da obra, ainda que apesar das dificuldades o povo da região sempre lutou sem esmorecer mantendo a esperança no futuro.

Após longos anos de espera e indefinição, ficou decidida a pavimentação do contorno leste da reserva, o que promete melhorar o escoamento de produtos da região, como soja, milho e algodão, conectando o estado aos portos do Arco Norte, no Pará. 

Atualmente, cerca de 2 mil carretas trafegam diariamente pela BR-158 no trecho não pavimentado que atravessa a terra indígena, representando um gargalo logístico. 

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT