Cuiabá, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,58
Cuiabá, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,58
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 22:39 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 22h:39 - A | A

Gasolina com 30% etanol diminui dependência externa, ajuda descarbonização e reduz preço

A partir de 1º de agosto, entra em vigor no Brasil a mistura obrigatória de 30% de etanol anidro à gasolina, conhecida como E30

Da Redação

A partir de 1º de agosto, entra em vigor no Brasil a mistura obrigatória de 30% de etanol anidro à gasolina, conhecida como E30. A iniciativa integra o escopo da Lei do Combustível do Futuro e tem como objetivos centrais reduzir a dependência externa de derivados do petróleo, estimular o setor sucroenergético e contribuir para a descarbonização do transporte.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, a adoção do E30 deve representar uma economia significativa nas importações brasileiras. Segundo a consultoria Argus, com base em dados fornecidos por importadores, a redução nas compras externas pode chegar a 125 mil m³ mensais já nos primeiros meses de vigência da nova regra. "A partir de agosto já devemos observar uma diminuição dos volumes, pois importadores se afastaram das negociações ao longo de julho.

Em nota oficial, o MME destacou os impactos positivos da medida: “além de reduzir a dependência do Brasil em relação à gasolina importada, a medida deve baixar o preço da gasolina para o consumidor e gerar impactos positivos sobre a inflação. Também estimula o consumo de etanol, reduz as emissões do setor de transporte e amplia investimentos na cadeia produtiva da cana-de-açúcar e do etanol”.

A nova mistura só foi autorizada após uma série de testes coordenados pelo MME e conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. A viabilidade técnica foi comprovada tanto para veículos leves quanto para motocicletas movidas exclusivamente a gasolina.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) participou do processo de avaliação e considerou os resultados satisfatórios. Segundo Gilberto Martins, diretor de Assuntos Regulatórios da entidade, "a adoção do E30 é considerada uma medida relevante no processo de transição energética. O etanol já é uma solução consolidada no Brasil, com reconhecidos benefícios ambientais, especialmente na redução das emissões de CO₂ ao longo de seu ciclo produtivo".

Martins também destacou a vantagem tecnológica do país: "o Brasil já dispõe de infraestrutura de distribuição e reabastecimento, e a tecnologia flex — capaz de usar 100% de etanol — é uma aliada nesse processo".

A adoção do E30 marca mais um passo da política energética brasileira em direção à descarbonização e à autossuficiência, fortalecendo a cadeia do etanol e reduzindo pressões externas sobre o mercado de combustíveis.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT