Cuiabá, 27 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,34
Cuiabá, 27 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,34
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 05:41 - A | A

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 05h:41 - A | A

Desgaste de pautas da direita e resultado da Pesquisa Ipespe levam Tarcísio a repensar candidatura à Presidência

'Aliados do paulista já admitem que a reeleição no estado pode ser uma opção mais segura do que se aventurar no Planalto'

Da Redação

Aliados de Jair Bolsonaro avaliam que os acontecimentos recentes, que desgastaram as pautas da direita, têm potencial para impactar uma eventual candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência e levá-lo a repensar sua entrada na disputa contra Lula.

Pesquisa do Ipespe, contratada pela Faria Lima e pela velha mídia, mexeu com os planos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), para 2026. Os números são favoráveis ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e indicam risco para quem tentar enfrentá-lo no pleito presidencial. Nos bastidores, aliados do paulista já admitem que a reeleição no estado pode ser uma opção mais segura do que se aventurar no Planalto.

Segundo o levantamento, realizado entre 19 e 22 de setembro, metade dos entrevistados (50%) aprova o governo Lula, avanço de sete pontos em relação à pesquisa anterior (43%). A estratificação mostra que a aprovação é quase unânime entre eleitores de esquerda (95%), mas também supera a desaprovação entre eleitores de centro (49% positivos contra 45% negativos). Entre a classe média, a gestão petista tem 51% de aprovação contra 46% de reprovação.

O resultado reforça a resiliência de Lula, mesmo sob o fogo cruzado da oposição e dos oligarcas financeiros. A Pesquisa Pulso Brasil Ipespe ouviu 2.500 pessoas em todo o país, a partir de 16 anos, e mediu também a percepção da população sobre os Poderes e o impacto dos noticiários.

Entretanto, a pesquisa ainda não refletiu o impacto do discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU nem a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, de que teve “química” com o petista. Esse gesto público funcionou como um balde de água fria nos bolsonaristas e em Tarcísio, que apostavam na escalada da tensão diplomática.

A leitura política é clara: Tarcísio estaria diante de um dilema, trocar o “certo” (reeleição em São Paulo) pelo “duvidoso” (a disputa presidencial contra Lula). A Faria Lima, que financia levantamentos e sustenta narrativas na mídia corporativa, vê com preocupação a consolidação do petista como favorito em 2026.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT