Cuiabá, 26 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,56
Cuiabá, 26 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,56
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Domingo, 20 de Julho de 2025, 20:50 - A | A

Domingo, 20 de Julho de 2025, 20h:50 - A | A

Exportações brasileiras disparam no Porto de Santos às vésperas do tarifaço de Trump

Da Redação

Às vésperas da aplicação de tarifas mais altas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as exportações brasileiras dispararam no Porto de Santos, em São Paulo. Segundo o Metrópoles, nas duas primeiras semanas de julho houve um aumento expressivo nos embarques de proteínas animais e café, impulsionando também o tráfego de caminhões na região portuária.

Dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos mostram que os embarques de carnes bovina, de frango, suína, miúdos e outras proteínas animais — todos medidos por contêiner — cresceram 96% no período. Já as exportações de café, com forte demanda dos Estados Unidos, registraram alta de 17%.

Outro destaque foi a exportação de celulose: foram embarcadas 50 mil toneladas, um volume superior ao registrado nos meses anteriores, segundo a administração do porto. O aumento no ritmo das exportações fez com que o tráfego de caminhões na área do porto de Santos crescesse 70%.

Medida tarifária dos EUA impacta comércio bilateral

O forte movimento é resultado direto da corrida dos exportadores para antecipar remessas antes que entre em vigor, no dia 1º de agosto, a nova tarifa imposta pelo governo Trump. Anunciada em 9 de julho, a medida estabelece uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos.

Os EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras, ficando atrás apenas da China. Já o Porto de Santos, principal terminal portuário da América Latina, é responsável por cerca de 30% da corrente comercial do Brasil, o que o torna peça-chave na logística de exportações nacionais.

Reação e expectativa no setor exportador 

O movimento acelerado nos embarques revela a preocupação do setor exportador com os impactos da nova política tarifária norte-americana. A busca por antecipar contratos e entregas demonstra o receio de perda de competitividade frente a concorrentes de outros países, especialmente no setor de proteínas e commodities.

BRASIL247

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT