Cuiabá, 13 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Cuiabá, 13 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,37
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Domingo, 12 de Outubro de 2025, 09:11 - A | A

Domingo, 12 de Outubro de 2025, 09h:11 - A | A

Governo demite indicados do PSD e PP após atuação de Ciro Nogueira e Kassab em derrota da MP alternativa ao IOF

Indicações na Caixa e no Ministério da Agricultura foram afetadas; MDB também perdeu cargo

Da Redação

O governo demitiu uma série de indicados por deputados do Centrão após a Câmara impor uma derrota e fazer a Medida Provisória alternativa ao aumento do IOF perder a validade.

Foram retirados de suas funções nomes ligados ao PP e PL na Caixa Econômica Federal, vinculados ao PSD no Ministério da Agricultura e ao MDB no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Governistas identificaram as digitais do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e do PSD, Gilberto Kassab, na articulação que levou a MP a perder a validade.

Integrantes do governo a par da saída dizem que a demissão foi um pedido do ministério da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), comandado por Gleisi Hoffmann e responsável pela articulação política do governo.

Líderes partidários de diferentes grupos políticos na Câmara apontam que Nogueira e Kassab agiram alinhados ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para derrubar a iniciativa, que revia isenções em diversos setores e era considerada essencial pela equipe econômica do governo para atingir a meta fiscal. O governador nega.

O presidente do PP é um dos principais entusiastas de uma candidatura de Tarcísio à Presidência. Por sua vez, Kassab também faz parte de uma negociação por candidatura única da direita e é secretário de Relações Institucionais do governador de São Paulo.

Enquanto Ciro agiu diretamente no contato com os parlamentares para derrubar a MP, deputados dizem que Kassab atuou orientando o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA). A ideia era abrir exceções para que parlamentares mais governistas do PSD pudessem votar com o Planalto, como é o caso da Bahia, do Ceará e do Rio, mas, ao mesmo tempo, pressionar para que o resto votasse contra.

Além deles, parlamentares apontam a influência do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), e do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, na derrota do governo.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT