Cuiabá, 11 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,39
Cuiabá, 11 de Setembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,39
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025, 08:14 - A | A

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025, 08h:14 - A | A

Porta-voz dos EUA diz que Trump não tem medo de usar força militar contra o Brasil em razão do julgamento de Bolsonaro

Apesar de afirmar que os EUA consideram novas medidas tarifárias ao Brasil, Karoline Leavitt transmitiu a ameaça de Trump de intervenção militar no Brasil

Da Redação

O presidente americano Donald Trump "não tem medo de usar o poder econômico e militar para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo", afirmou Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (9). A declaração ocorreu após uma pergunta de um jornalista especificamente sobre o julgamento em curso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF)

“Não tenho hoje nenhuma ação adicional (sanções ou elevação de tarifas) para antecipar a vocês, mas posso afirmar que essa é uma prioridade para o governo (assegurar a liberdade de expressão), e o presidente (Trump) não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo — afirmou Karoline.

Durante a coletiva, Leavitt ressaltou que Trump não considera novas medidas tarifárias ao Brasil. Segundo a representante da Casa Branca, novas sanções não estão sendo estudadas.

A liberdade de expressão é, possivelmente, a questão mais importante do nosso tempo. Ele (Trump) leva esse tema muito a sério, razão pela qual adotamos ações significativas em relação ao Brasil, tanto na forma de sanções quanto no uso de tarifas, para garantir que cidadãos ao redor do mundo não sejam tratados dessa maneira. Ao mesmo tempo, enquanto o presidente utiliza o peso dos Estados Unidos para proteger nossos interesses no exterior, ele também assegura que a liberdade de expressão permaneça aqui nos Estados Unidos da América”, disse Karoline a um repórter, que questionou se os EUA estariam analisando novas sanções ou aumentos em tarifas diante do julgamento de Bolsonaro.

LULA ENFRENTA TRUMP EM DEFESA DA SOBERANIA DO BRASIL

 

 

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que condena a ameaça de sanção econômica e de uso de força militar americana contra o Brasil.

A afirmação pelo Itamaraty foi divulgada na noite desta terça-feira (9/9) após porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, transmitir a ameaça de Trump de uso de força militar contra o Brasil.

Na nota do Itamaraty, o governo brasileiro rebate a ameaça americana ao afirmar que "o primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas". Trecho da nota do Itamaraty assinala que “(...) os Poderes da República não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT