A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, sanou uma demanda de aproximadamente 6.500 buracos no mês de janeiro. A meta é manter uma média de 700 buracos por semana no mês de fevereiro, com cerca de 90 toneladas de CBUQ, produto usado na ação, aplicadas simultaneamente em diferentes regiões da cidade, com quatro equipes em atuação.
A manutenção viária está entre as prioridades da gestão e, para isso, conta com a ajuda do clima para acelerar o serviço. O período chuvoso interfere na realização da ação, considerando que o produto é massa quente e não pode ser aplicado em buracos com água ou em vias muito molhadas.
Como precaução, as empresas estão tendo o cuidado de fazer carregamentos menores de massa CBUQ para não perder o produto. Em média, cada carga de 15 toneladas permite tapar cerca de 120 buracos, sendo utilizada criteriosamente a espessura de 5 centímetros do produto.
“As empresas só recebem pelo produto aplicado. É feita a metragem de cada serviço, de cada buraco. Em caso de sobras da massa, ela retorna para a empresa responsável, sem custo para o poder público”, explicou o diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, Ricardo Rodrigues.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, há um esforço para ampliar as equipes de tapa-buracos. Diálogos estão em andamento para formalizar esse objetivo, considerando que a demanda de buracos a serem atendidos ainda é alta.
“Temos consciência de que ainda há muitos pontos que precisam de intervenção, e nosso compromisso é avançar com mais agilidade e eficiência, atendendo ao que a população espera da gestão”, frisou Reginaldo.



