Ex-volante do Grêmio e do Palmeiras, Jailson está livre no mercado após não renovar com o Celta de Vigo, da Espanha. O contrato com o antigo clube se encerrou em junho deste ano. O atleta de 29 anos tem residência em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, trabalha com um preparador físico particular e se prepara para retornar ao futebol.
Conforme apuração, a prioridade do jogador é voltar à Espanha. A volta ao futebol brasileiro está descartada no momento por entender que o mercado exterior oferece oportunidades melhores.
O estafe do jogador também analisa propostas de equipes da Arábia Saudita, do México e dos Estados Unidos. O Grêmio procurou informações sobre Jailson na janela do início do ano, mas a negociação não avançou.
O último jogo de Jailson pelo Celta foi em 4 de maio, quando ficou no banco de reservas. Em duas temporadas pelo time espanhol, ele atuou em 30 partidas, com um gol e uma assistência. Ao todo, foi titular em 17 jogos.
Gaúcho de Caçapava do Sul, Jailson busca se reafirmar na carreira. Depois de despontar pelo Grêmio em 2016, quando o clube venceu a Copa do Brasil, e assumir a titularidade na conquista da Libertadores de 2017, o volante acabou vendido ao Fenerbahçe, da Turquia, em agosto de 2018. Naquele ano, venceu também o Gauchão e a Recopa Gaúcha.
Saiu da Turquia para o Dalian Pro, da China, em 2020. No ano seguinte, rescindiu o contrato em função de salários atrasados e, em janeiro de 2022, assinou com o Palmeiras. Três meses depois, rompeu o ligamento cruzado do joelho e terminou a temporada com apenas 20 jogos.
O volante renovou com o clube paulista para 2023, mas perdeu espaço com Abel Ferreira e não teve o contrato estendido. Mesmo assim, tem no currículo os títulos do Campeonato Paulista (2022 e 2023), Brasileirão (2022 e 2023), Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).