Se o ataque não resolvia, o zagueiro Thiago Silva foi para frente e fez o gol da vitória por 1 a 0 do Fluminense sobre o Juventude, no último minuto do jogo, nesta quinta-feira, no Maracanã, pelo Brasileirão. A partida foi bastante amarrada, com nível técnico muito baixo. Sobraram erros e faltou inspiração para os dois lados. Ao longo dos 90 minutos, a equipe gaúcha foi um pouco mais perigosa, mas parou na trave e nas defesas do goleiro Fábio. No fim, o time de Carpini ficou na bronca com punição a Jandrei por demora na saída de bola antes do lance do gol e reclamou bastante da arbitragem.
A regra diz que o goleiro tem até oito segundos para repor a bola. Jandrei fica 10 segundos com a bola, e o árbitro marcou escanteio, que originou o lance do gol do Flu.
Tabela
Com o resultado, o Fluminense subiu uma posição, está em sétimo, chegou a 41 pontos e encurtou a distância para o G-6, que agora é de dois pontos.
O Juventude, por sua vez, viu sua situação na tabela se complicar ainda mais ao perder a chance de somar pontos para tentar sair da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Um primeiro tempo de pouquíssima criatividade no Maracanã. A equipe do Juventude foi superior dentro de sua estratégia de marcar forte e aproveitar rápidas escapadas, enquanto o Fluminense buscou - e não encontrou - um melhor caminho para chegar ao gol de Jandrei. Logo nos primeiros minutos, o time de Caxias do Sul teve duas chances claras, em chute de Gilberto e cabeçada de Taliari. O Tricolor detinha maior posse de bola, tentava trabalhar, estudava os espaços, mas era lento demais na tomada de decisões. Assim, resumiu sua estratégia em jogadas pelos lados e lançamentos na área, quase sempre parando na bem fechada defesa do Juventude. Perto do fim, Mandaca teve uma chance clara de marcar ao receber bom passe na área, mas Fábio fez boa defesa em dois tempos.
Segundo tempo
O cenário de pouca qualidade técnica persistiu no segundo tempo, com poucas jogadas trabalhadas e muitos chutões. O Fluminense melhorou um pouco com a entrada de John Kennedy no lugar de Cano. O jovem atacante se movimentou bastante e levou perigo em boa jogada individual. O Juventude também recuperou o fôlego com mudanças, sobretudo a entrada de Giovanny, que acertou um chutaço na trave. O jogo se resolveu, contudo, nos acréscimos. Devido às muitas paradas no segundo tempo, o árbitro indicou oito minutos de acréscimos. No último minuto, Jandrei demorou mais de oito segundos para fazer a saída de bola com as mãos e o Juventude foi punido com escanteio para o Fluminense. A cobrança deu início à jogada que resultou no gol tricolor. Riquelme lançou a bola na área, e Thiago Silva concluiu de voleio, que acertou o cantinho do gol de Jandrei. Os jogadores da equipe gaúcha ficaram inconformados com a punição, reclamaram que a contagem sobre a recomposição do goleiro não chegou a oito segundos (ao todo, foram dez segundos) e, diante do clima tenso, o árbitro encerrou a partida um pouco antes do fim.
Próximos compromissos
As duas equipes voltam a campo na próxima segunda-feira. O Fluminense disputará o clássico contra o Vasco, rival direto na tabela, no Maracanã. Enquanto, o Juventude enfrentará o Bragantino, em Caxias do Sul.