Dois homens foram presos por um esquema de cultivo ilegal de maconha em uma área de preservação ambiental no assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.
No local, os suspeitos foram encontrados com uma espingarda calibre 32. À polícia, eles afirmaram que atuavam como seguranças a mando de uma terceira pessoa, apontada como responsável pela área. Com eles foram apreendidas munições, plantas análogas à Cannabis sativa, balança de precisão, insumos agrícolas, além de objetos utilizados no cultivo.
As investigações confirmaram que a plantação havia sido colhida recentemente com parte da droga armazenada próximo ao local e outra parte já transportada para a cidade. Um sistema sofisticado de irrigação com motor, caixas d’água e bomba de sucção foi encontrado na área. Também foram apreendidos centenas de pés de maconha em processo de secagem.
Além da atividade criminosa, a polícia identificou significativa degradação ambiental, com corte de árvores para abertura de cercas e construção de barracos usados como base de apoio. Os objetos encontrados ligavam diretamente os barracos à plantação.
Os dois homens detidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Tangará da Serra. Durante o procedimento, um dos conduzidos fugiu pela janela da cozinha da unidade, escalando o telhado e o muro com concertina. Ele foi recapturado logo em seguida. O caso segue em investigação.