Não bastasse a carência de recursos que afeta os municípios em geral, diariamente a imprensa estampa divulgações acerca de desperdícios e desvios de dinheiro público. Em razão dessa realidade lamentável, torna-se digno de registro o exemplo de zelo e eficiência na administração de recurso público demonstrado pela Prefeitura de Porto do Gaúchos.
Numa ação que envolveu a Secretaria de Planejamento do município, em parceria com a equipe de gestão de convênios, e a equipe de engenheiros do município,
A Prefeitura direcionou recurso de convênio para obras à depósitos em aplicações no mercado financeiro, garantindo rendimentos sobre o valor depositado. As aplicações seguem orientação do governo, a fim de evitar desvalorização e perda de recursos em consequência da inflação, sendo que os resultados são devolvidos aos cofres do erário estadual, conforme cláusulas dos convênios.
Entretanto, o trabalho eficiente realizado pela administração do prefeito Vanderlei Antônio de Abreu, através de uma força-tarefa que envolveu a Secretaria de Planejamento do município, em parceria com a equipe de gestão de convênios, e a equipe de engenheiros do município, assegurou que valores oriundos de rendimentos financeiros das contas vinculadas aos convênios não precisassem ser devolvidos.
Os recursos auferidos com a aplicação automática dos recursos do convênio no mercado, renderam aproximadamente R$ 540 mil que ao invés de serem devolvidos serão investidos em novas frentes de trabalho, transformando-os em benefícios concretos para a população.
A permissão da Sifra-MT só foi obtida em razão do planejamento consistente acerca da ampliação da quantidade de obras e da articulação política eficiente junto ao governo estadual. Ou seja, somou o trabalho técnico da Secretarias de Planejamento, com o da equipe de gestão de convênios, aliado à articulação política do prefeito Vanderlei Antônio Abreu junto ao Governo do Estado.
Nesse sentido a Administração Municipal conduziu intensas tratativas junto à SINFRA/MT, em Cuiabá, solicitando oficialmente a ampliação de metas do convênio. Após diversas reuniões técnicas, protocolos e presença constante do Município nos órgãos competentes, foi conquistada a autorização para que os recursos fossem aplicados diretamente em novas frentes de trabalho, evitando a devolução dos valores e transformando-os em benefício concreto para a população.
Com o ajuste aprovado, o convênio passa a contemplar a execução de mais de três quarteirões de pavimentação e drenagem, ampliando o alcance das obras e garantindo maior Infraestrutura urbana.