Cuiabá, 20 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,51
Cuiabá, 20 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,51
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 04:45 - A | A

Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 04h:45 - A | A

PT recua no Senado, e reforça veto de Lula ao aumento do número de deputados

Veto de Lula enquadrou senadores do partido, que votaram para aprovar medida impopular

Da Redação

Um recuo na bancada do PT no Senado tirou a maioria apertada a favor do aumento do número de deputados federais, o que anula a possibilidade de derrubada do veto do presidente Lula ao projeto, a menos que haja uma reviravolta em outros partidos.

Os senadores do PT foram decisivos para a aprovação das 18 novas vagas, passando o total de cadeiras da Câmara de 513 para 531, mas não pretendem se colocar contra uma decisão de seu maior líder político.

O Congresso aprovou em junho o aumento no número de deputados como forma de driblar a redistribuição das cadeiras proporcionalmente à população brasileira computada pelo Censo de 2022. A mudança faria sete estados ganharem vagas na Câmara e outros sete perderem.

O aumento serviria para contemplar os estados que têm direito a mais cadeiras sem tirar vagas de outros, reduzindo a chance de deputados atualmente com mandato não conseguirem se reeleger nas eleições do ano que vem.

A medida é rejeitada por 76% da população, de acordo com pesquisa Datafolha.

A proposta foi aprovada com alguma folga na Câmara, mas passou no Senado pelo placar mínimo para esse tipo de projeto. Teve 41 votos favoráveis de senadores e só chegou a esse número porque o presidente da Casa, David Alcolumbre (União Brasil-AP), trabalhou pela aprovação.

Lula, porém, vetou a medida, contrariando pedidos de sua articulação política, que temia retaliação por parte, principalmente, da Câmara dos Deputados.

O Congresso tem a prerrogativa de rejeitar o veto do presidente da República e fazer a proposta entrar em vigor. Mas para isso precisa de 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se esses números não forem atingidos em qualquer uma das Casas, o veto de Lula prevalece.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT