Mateus Solano se manifestou nesta terça-feira (21) nas redes sociais após viralizar um vídeo no qual ele supostamente dá um tapa no celular de uma pessoa da plateia que o filmava na peça O Figurante. O caso aconteceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, no dia 14 de outubro. O ator, de 44 anos, deu sua versão da história, negou o tapa e divulgou um novo vídeo mostrando o ocorrido por outro ângulo.
Em tom de ironia, o ator começou dizendo: "Atenção, pronunciamento mais do que especial. Finalmente, eu venho a público para esclarecer a polêmica da semana passada. Afinal de contas, o Brasil e o mundo pararam para comentar sobre o tapa mais famoso desde o 'tapa da pantera'. Sim, o tapa deste que vos fala".
Ele então continuou: "Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco a questão da falta de educação do público e os limites de um e do outro, do público e de quem está no palco. A única coisa que eu fiquei me coçando para falar, mas eu resolvi deixar a poeira abaixar, é que eu não dei tapa nenhum, nem no celular e muito menos em qualquer pessoa. O que eu fiz foi agir como um trombadinha e, rapidamente, eu peguei o celular, furtei o celular e joguei debaixo da poltrona".
O artista seguiu explicando que seu diretor que não mora no Brasil, mas sim em Portugal. "De tempos em tempos, a gente precisa filmar o espetáculo para mandar para o diretor poder me dirigir. Dizer: 'Olha, ali você ganhou, aqui você perdeu'. E não é que foi justamente no dia do 'tapa' que a gente estava filmando, portanto, eu tenho provas de que eu fui um ninja. Consegui não parar o espetáculo, tirar o celular que estava me atrapalhando e causar essa polêmica".
Por fim, Mateus disse que a luz do celular atrapalha a atenção dos atores e do público. "O teatro não é captável, é um momento único", concluiu o ator, que postou um vídeo de um novo ângulo, no qual mostra ele pegando o celular da pessoa na plateia e o colocando no chão.
Na semana passada, a equipe de Mateus informou à Quem que o ator "se prontifica a reparar algum dano que tenha causado ao aparelho". A equipe também emitiu uma nota sobre o caso e enfatizou que o público é avisado mais de uma vez que não é permitido filmar e fotografar sem autorização da produção.
"Mateus Solano está há mais de um ano fazendo seu primeiro monólogo O Figurante por todo país. Até agora, foram quase 200 apresentações assistidas por 100 mil espectadores. Antes do início de cada sessão, a plateia é avisada quatro vezes para desligar seus aparelhos celulares, que atrapalham, e muito, a quem está no palco e a quem está a volta. Inclusive, para que a experiência no teatro, que acontece ao vivo, seja desfrutada ao máximo por todos", inicia a nota.
"Nesse momento do espetáculo mostrado no vídeo, quem retira o celular da plateia é Ivana, uma das personagens interpretadas por Mateus, que circula pelo teatro e interage com o público ao longo da encenação. O Figurante segue em turnê pelo país, com diversas apresentações agendadas para as próximas semanas. Após cada sessão, Mateus seguirá recebendo o carinho de seu público, inclusive para tirar fotos e receber abraços, como tem feito desde a estreia do projeto", conclui.