Depois de três semanas dedicadas a treinos, João Fonseca voltou a disputar uma partida oficial nesta segunda-feira (28/07), mas a estreia na temporada de quadra dura foi com derrota. O brasileiro de 18 anos, 49º do ranking da ATP, perdeu para o australiano Tristan Schoolkate, número 103 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (5) e 6/4. Na próxima rodada do torneio, o algoz de Fonseca vai encarar o italiano Matteo Arnaldi, 32º cabeça de chave.
– Estou muito feliz com o resultado. Joguei bem e deixei a partida perigosa para o João. Ele é muito novo, mas já está estabilizado no circuito – comentou o australiano.
Esse foi o primeiro confronto entre Fonseca e Schoolkate, que veio do qualifying. O jogo estava inicialmente marcado para domingo (27), mas precisou ser transferido porque a chuva atrasou a programação de Toronto. A derrota fará com que o brasileiro perca posições no ranking da ATP (aparece como 52º na atualização em tempo real). O australiano, por sua vez, nunca tinha ganhado de um top 50.
Com o italiano Arnaldi, número 41 do mundo, como próximo adversário, Schoolkate ainda poderá enfrentar o alemão Alexander Zverev, cabeça de chave um do Masters 1000, na terceira rodada. A competição teve um alto número de desistências, e alguns dos principais nomes do circuito não entrarão em quadra no Canadá, como Jannik Sinner (1º do ranking da ATP), Carlos Alcaraz (2º) e Novak Djokovic (6º).
A participação em Toronto foi a sexta de Fonseca em torneios de nível Masters 1000 – os mais importantes depois dos Grand Slams. A melhor campanha até agora veio em Miami, em março, quando o brasileiro perdeu para Alex de Minaur na terceira rodada.
Após a eliminação no Canadá, João Fonseca disputará o Masters 1000 de Cincinatti, nos Estados Unidos, que começará em 5 de agosto. O compromisso seguinte já será o US Open, último Grand Slam da temporada, entre 24 de agosto e 7 de setembro.
Como foi Fonseca x Schoolkate
Logo no primeiro game de saque, o brasileiro precisou salvar um break point. Fonseca teve dificuldades nas devoluções e demorou a se adaptar à alta velocidade da quadra de Toronto. Por mais que tenha melhorado no serviço, não chegou a nenhuma chance de quebra. Assim, o set inicial foi para o tie-break.
No game de desempate, Fonseca seguiu sem respostas ao saque de Schoolkate, e dois erros do brasileiro no serviço foram suficientes para definir a vitória do australiano: 7/6 (5).
Mesmo atrás no placar e com a necessidade de se encontrar na partida, Fonseca voltou para o segundo set abusando das falhas. Schoolkate quebrou o saque do brasileiro no terceiro game e ficou com o caminho livre para fechar o jogo. Confiante e sem sofrer no serviço, o australiano fez 6 a 4 na parcial e venceu por 2 a 0 (7/6 e 6/4), em 1h32min.