Para evitar esses golpes, as dicas da polícia e do advogado Glitz são reduzir o limite dos cartões, ativando pelo aplicativo notificações de compras direto no celular, por SMS ou WhatsApp, além de visualizar, no ato da compra, o valor exibido na máquina antes de aproximar o cartão.
Ainda conforme eles, é preciso ter cuidado com visores quebrados, rasurados ou com a troca de máquinas, e o cliente não deve entregar o cartão a nenhuma pessoa, nem perdê-lo de vista.
Outra forma de segurança é contratar seguro contra roubos de cartões, mas é preciso atenção, segundo Glitz. "Apólices podem excluir coberturas para este tipo de crime. Então certifique-se que o seguro é o mais abrangente possível", afirmou.
Desconfiar de vendedores que afirmam faltar conexão à internet no local ou que dizem que a máquina não aceita aproximação é outra medida necessária para os consumidores, assim como, ao guardar o cartão, conferir se ele não foi trocado por outro.
Se ainda assim o cliente cair em um golpe, é preciso bloquear com urgência o cartão, registrar um boletim de ocorrência online e solicitar ao banco a restituição dos valores, sendo possível recorrer ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) ou à Justiça, ainda de acordo com o advogado.