Cuiabá, 06 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,34
Cuiabá, 06 de Outubro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,34
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Esporte Sábado, 04 de Outubro de 2025, 11:40 - A | A

Sábado, 04 de Outubro de 2025, 11h:40 - A | A

CNB mantém vitória de Popó e rejeita recurso de Wanderlei Silva após desclassificação por infração grave

Entidade destacou que sua decisão se baseia na Lei Geral do Esporte e deixou claro que a autoridade para validar ou anular resultados pertence exclusivamente à comissão reguladora

Da Redação

O Conselho Nacional de Boxe (CNB) anunciou, na tarde desta sexta-feira (03), por meio de um comunicado oficial nas redes sociais, que o resultado da luta entre Acelino "Popó" Freitas e Wanderlei Silva está mantido. O "Cachorro louco", que cometeu uma série de infrações no combate, no último sábado (27), no Spaten Fight Night, havia entrado com um pedido para a suspensão do resultado negativo.

O duelo que encerrou o card da noite foi interrompido no quarto round após Wanderlei dar algumas cabeçadas no oponente. Após a decisão do árbitro de desclassificar Wand, uma confusão generalizada começou no ringue. O lutador curitibano foi agredido e precisou de atendimento médico. Popó foi declarado vencedor.

A entidade destacou que a decisão se baseia na Lei Geral do Esporte e deixou claro que a autoridade para validar ou anular resultados pertence exclusivamente à comissão reguladora. A expectativa agora gira em torno dos próximos passos de Wanderlei Silva, que ainda não se pronunciou oficialmente após a divulgação da decisão.

Confira o texto da decisão na íntegra:

"O Conselho Nacional de Boxe (CNB) ora divulga decisão relativa ao pedido de anulação de resultado apresentado por Wanderlei Silva em relação ao combate realizado no evento Spaten Fight Night 2. O resultado oficial, que declarou a vitória de Acelino “Popó” Freitas por desclassificação (DQ) no 4º round, está mantido. A desclassificação ocorreu após cabeçadas reiteradas, caracterizando conduta antirregulamentar grave. O CNB reafirma que ninguém pode se beneficiar da própria infração, aplicando o princípio jurídico nemo auditur propriam turpitudinem allegans. Com esta decisão, o CNB reforça seu compromisso com a integridade, segurança e credibilidade do boxe no Brasil. Cumpre lembrar que o modelo regulatório adotado pelo CNB segue o das Comissões Atléticas norte-americanas, onde as decisões são prerrogativa da própria comissão, com fundamento nos artigos 26, § 2º, e 27 da Lei 14.597/2023 (Lei Geral do Esporte), que asseguram a autonomia normativa das entidades reguladoras esportivas no Brasil, especialmente aquelas vinculadas a organismos internacionais"

Confira o resultado completo do evento:

Spaten Fight Night

São Paulo, 27 de setembro de 2025

Card do evento

Popó Freitas venceu Wanderlei Silva por desclassificação a 1m34s do R4

Bia Ferreira venceu Maira Moneo por decisão unânime (98 -92, 96-94, 98-92)

Hebert Conceição venceu Yamaguchi Falcão por decisão unânime (triplo 100 - 90)

Thiago Manchinha venceu Wanderson Barcellos por decisão unânime (triplo 29 - 28)

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT