A rejeição ao projeto que visa conceder anistia aos golpistas, em discussão na Câmara dos Deputados, cresceu em setembro, segundo nova pesquisa do Instituto PoderData. O levantamento sobre o tema foi divulgado na última sexta-feira (3/10) pelo site Poder 360.
De acordo com os resultados, 64% dos brasileiros são contrários ao perdão a quem participou do 8 de janeiro. O grupo era de 51% em março deste ano. Há, portanto, um crescimento de 13 pontos percentuais no índice. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O volume dos que apoiam a anistia, por sua vez, caiu dez pontos percentuais entre março e setembro, passando de 37% para 27% dos entrevistados. Apenas 9% não souberam ou não quiseram responder.
BOLSONARISTAS TAMBÉM REJEITAM PROJETO
A pauta da anistia, no Congresso, se tornou a principal bandeira do bolsonarismo, que pede perdão amplo, geral e irrestrito. A ideia do grupo é oferecer uma salvação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a mais de 27 anos de prisão pela tentativa de golpe. O Centrão, responsável pela relatoria do texto, costura uma redução nas penas, algo que também pode beneficiar o ex-capitão.
Apesar do apoio parlamentar para beneficiar os envolvidos na trama, a iniciativa não encontra apoio entre os eleitores do ex-presidente. De acordo com o PoderData, a maioria dos eleitores bolsonaristas rejeita a anistia. São 55% os que fazem esta afirmação. Só 33% daqueles que se dizem ter votado no ex-capitão no segundo turno em 2022 aprovam a proposta de perdoar os golpistas.