Cuiabá, 08 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,44
Cuiabá, 08 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,44
Logomarca
facebook instagram twitter whatsapp

Política Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024, 08:52 - A | A

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024, 08h:52 - A | A

CPI pode elucidar que taxa de desemprego em MT é fraudulenta

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL) quer CPI para investigar pesquisas do IBGE sobre índice de emprego

Adalberto Ferreira

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), trabalha na coleta de assinaturas para abrir uma CPI visando investigar coleta e análise de dados acerca das pesquisas que sondam os índices de desemprego divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Apesar do deputado fazer parte da oposição na Câmara dos Deputados, não é infundada a denúncia acerca da provável manipulação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), relacionada ao índice de emprego.

Na PNAD Contínua o IBGE classifica que existe um universo de trabalhadores fora do mercado formal de trabalho, exercendo ocupações autônomas. Segundo o último censo do IBGE, em Mato Grosso a população é constituída por 3,6 milhões de habitantes, dos quais 1,6 milhão compõe a População Economicamente Ativa (PEA). A PNAD Contínua divulgada pelo IBGE registra que 35,3% dos trabalhadores que fazem parte da PEA, assim sendo 588 mil, se encontram no mercado informal.

E quem o IBGE considera trabalhador informal? Conforme critério aplicado no levantamento dos dados da PNAD Contínua, todos aqueles que, na semana em quem for entrevistado tenha exercido alguma ocupação remunerada, durante ao menos uma hora, é considerado trabalhador informal. Noutras palavras, qualquer trabalhador fora do mercado formal que faça ao menos um “bico” é considerado integrante do mercado informal, algo que foge ao mínimo de razoabilidade.

Por questão de conveniência política, em Mato Grosso o governo do estado utiliza   resultados da PNAD Contínua para exaltar   que no estado prevalece situação de economia equilibrada, alavancada por pleno emprego e desenvolvimento econômico inclusivo, realidade que vida real não se observa no penoso cotidiano daqueles que dependem de vender a força de trabalho para sobreviver.

“Chega de manipular a realidade”, ressalta o deputado Nikolas Ferreira, argumentando que os dados recentes do IBGE mostrando desemprego de 6,1% “retira 4,4 milhões de desempregados, além de publicar que o Brasil atinge o menor índice de pobreza da história, mas com critérios alterados”.

Comente esta notícia

Canais de atendimento

Informações e Comercial
contato@agendamt.com.br
Telefones de Contato
+55 (65) 992024521
Endereço
Rua Professora Enildes Silva Ferreira, 8 QD 3 sala B - CPA III, Cuiabá/MT 78000-000
Expediente
Jornalista: Adalberto Ferreira
MTE 1.128/MT