Flávio foi um dos principais nomes da vitória do Brasil sobre a República Tcheca, pela segunda rodada do Grupo H do Mundial masculino de vôlei. Marcou oito pontos e ajudou a seleção verde-amarela a construir um triunfo confortável, por 3 sets a 0, nas Filipinas. Chamou atenção o bom desempenho nos bloqueios. Foram cinco bolas derrubadas pelo central no fundamento, mais que o dobro de qualquer outro atleta em quadra. O camisa 23 ainda protagonizou uma defesa acrobática com o pé e um escorregão que assustou o torcedor brasileiro.
No segundo set, logo depois de saltar em uma tentativa de bloqueio, Flávio usou o pé para não deixar o ataque tcheco cair na quadra brasileira. A jogada, que lembrou uma partida de futebol, surtiu efeito, já que Lucarelli soltou o braço na sequência, e o ponto ficou com a equipe verde-amarela.
Pouco depois, ainda no segundo set, Flávio gerou preocupação. Em mais uma aterrissagem de bloqueio, não conseguiu se estabilizar e caiu de mau jeito, com dores na perna esquerda. O jogo foi paralisado para que o central recebesse atendimento médico. Apesar da expressão de incômodo, tudo não passou de um susto, e o atleta logo retornou para a partida, permanecendo em quadra até o fim da terceira parcial.
Com Flávio entre os destaques, o Brasil voltará à quadra nesta quarta-feira (17), às 23h (de Brasília), contra a Sérvia. O jogo terá transmissão do sportv2. A seleção verde-amarela já encaminhou a vaga nas oitavas de final do Mundial, e a classificação pode ser carimbada ainda nesta terça (16/09), se a China vencer ao menos dois sets em confronto com os sérvios, pela segunda rodada do Grupo H.